Nesta segunda-feira, dia 1º, o Secretário da Agropecuária Lúcio Moreira, esteve na Câmara de Vereadores, a convite do Líder do Governo, Pedro Gaspar (PP), e apresentou aos parlamentares as primeiras ações da sua pasta.

O Secretário iniciou comentando sobre os equipamentos da secretaria, que estão sucateados, e alguns deles estavam em propriedades particulares, sem documento, e que a secretaria teve dificuldade em localizar e recuperar estas máquinas. “Temos seis tratores, do qual, apenas dois estão funcionando. Nossa intenção é colocar o mais rápido possível, pelo menos cinco deles em ação, para poder auxiliar os pequenos produtores do interior do município” disse Moreira. Explicou também, que para a confecção de açudes, a máquina que realiza o trabalho está quebrada, e o orçamento para o conserto do equipamento está em R$ 15 mil. Disse que o sistema de parceria com os produtores funciona com o serviço subsidiado, “entramos com as máquinas e o operador, e eles com os outros custos. Vamos nos reunir com as associações dos produtores para discutir um cronograma para fazer as pastagens de inverno. Também temos que nos preparar para o plantio das culturas no segundo semestre.”, afirmou o secretário.

Lúcio Moreira também mostrou aos vereadores os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria como: Ovinicultura, onde o Secretário da Agricultura do Estado Luis Fernando Mainardi esteve em Caçapava do Sul para lançar o programa, que consiste em retenção de matrizes e aquisição de reprodutores. Foram cadastrados 20 produtores que irão receber assistência técnica do Governo do Estado, juros baixos e prazos de três anos para pagar; A Olivicultura, que com a inauguração da indústria de beneficiamento do azeite de oliva, vários produtores estão buscando informações sobre o plantio das oliveiras, pois a indústria necessita de matéria prima para a produção do azeite extra-virgem, pois esta cultura beneficia os pequenos, médios e grandes produtores. Outro fator é que a fábrica de azeite pode ser adaptada para produzir suco de uva, laranja entre outros; Fruticultura, já auxiliamos com o transporte de figo produzido aqui em Caçapava para cidades como Pelotas e Porto Alegre. Tivemos uma boa safra de frutas e temos projetos para expandir a plantação de frutas no interior do município, os produtores devem diversificar suas atividades para poder aumentar a lucratividade de seus negócios, afirmou Moreira.

Sobre o problema da falta de água potável, o secretário disse que esteve fazendo uma inspeção na Coxilha de São José e estão tomando as medidas necessárias para regularizar a distribuição de água. Disse também que o município precisa com urgência, de um caminhão pipa para levar água potável as localidades mais atingidas pela seca. “Mesmo com a boa quantidade de chuvas este ano, existem locais que estão com falta de água potável e precisamos auxiliar estas comunidades”.

Para finalizar Moreira disse que já existem vários projetos dos Governos Federal e Estadual em andamento, e estão trabalhando forte para mantê-los e cadastrar a secretaria em novos. “Precisamos trabalhar em conjunto, o poder executivo com o poder legislativo e toda a comunidade para podermos fazer uma Caçapava melhor”, concluiu Moreira.

Data de publicação: 02/04/2013