Nesta segunda-feira (25) o secretário da Fazenda Flávio Barreiro e seu Chefe de Gabinete Paulo Douglas estiveram na Câmara de Vereadores para uma reunião informal com os parlamentares com o objetivo de fazer uma avaliação do primeiro trimestre do governo.

Segundo Barreiro, é importante manter este tipo de relação entre o executivo e o legislativo, demonstrando assim o máximo de transparência possível.

Foi questionado pelos vereadores sobre vários assuntos, mas um dos principais foi temas foi questionado pelo Líder do Governo, Pedro Gaspar (PP) que pediu ao secretário uma relação das dívidas deixadas pelo governo anterior, e o que já foi pago até agora pelo atual governo.

Durante a reunião Barreiro mostrou aos vereadores que a secretaria tem feito várias negociações para colocar as dívidas de prefeitura em dia. Na sexta-feira foi realizada uma reunião com o FAPS para negociar, além dos valores que já foram acertados, uma diferença de 5,74% que é repassado ao fundo de dívidas anteriores, mas não foi pago pelo governo anterior. “Fechamos este valor em 24 parcelas, agora só falta formalizar o acordo”. Disse Barreiro. Negociamos ainda várias pendências deixadas pela administração anterior como os R$430 mil do PROESC II com a Urcamp, que está com o jurídico para tratar de uma questão que a prefeitura não abre mão, de que o valor pago fique em Caçapava do Sul e não seja enviado para Bagé, pois este dinheiro é para ajudar a pagar compromissos do campus daqui. Foi negociado com a AES SUL R$180 mil, negociado em 24 vezes. Com o Refeisul eram R$ 580 mil em atraso entre o vale alimentação dos funcionários e de combustíveis.  Segundo Barreiro “Já conseguimos colocar em dia várias pendências que haviam, repassamos R$ 45 mil para APAE que estava em atraso, o aluguel da FEMAPRO que estava sem pagamento há quase um ano, repassamos R$ 245 mil ao Hospital de Caridade Victor Lang e precisamos montar um convênio emergencial com o hospital para manter o pronto socorro funcionando e com qualidade no atendimento da população. Dos mais de R$ 10 milhões de dívidas que foi deixado já negociamos e pagamos mais de R$ 6 milhões”.

O secretário afirmou que estas negociações são necessárias para poder colocar em dia as contas da prefeitura, e que tem mais ações a serem tomadas para conseguir colocar a casa em dia, “isso vai demorar, mas vamos conseguir vencer estas adversidades”, finalizou o secretário.

O Presidente da Câmara de Vereadores, José Sidnei Menezes agradeceu a presença do Secretário e seu chefe de gabinete para fazer estes resumos sobre os primeiros meses de governo. “Precisamos deste tipo de relacionamento do executivo, pois estamos aqui para cobrar que o governo faça o melhor pelo município, e com estes dados fica mais fácil para os vereadores saber a realidade da atual administração”, afirmou Pirola.

Data de publicação: 25/03/2013