Nesta quinta-feira, dia 14, aconteceu no auditório do campus da Unipampa a segunda reunião de trabalho em 2013 para discutir o projeto do Geoparque em Caçapava.

Nesta quinta-feira, dia 14, aconteceu no auditório do campus da Unipampa a segunda reunião de trabalho em 2013 para discutir o projeto do Geoparque em Caçapava. O Geoparque recebe o nome de Guaritas-Minas do Camaquã provisoriamente. Por abranger áreas turísticas dos municípios de Bagé, Santana da Boa Vista e Lavras do Sul, além dos pontos turísticos de Caçapava, o nome do Geoparque será reelaborado para contemplar essas outras localidades. 

A proposta inicial é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e conta com o apoio de professores da Unipampa e UFSM, na maioria geólogos. O projeto engloba quatro municípios da região, sendo eles: Caçapava do Sul, São Sepé, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista. Dentre os representantes dessas cidades, compareceram na ocasião o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, e o Secretário do Planejamento e Meio Ambiente de Caçapava do Sul, Fabio de Oliveira, que garantiram total apoio dos municípios à execução do projeto. 

O projeto do Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã acontece através de parcerias entre Prefeitura, Instituições e Comunidade local. Além de explorar o potencial geoturístico e a paisagem dos locais, o projeto visa a educação ambiental, o desenvolvimento da pesquisa científica, com enfoque na educação sustentável, e o desenvolvimento de atividades econômicas, basicamente através do turismo.

Data de publicação: 15/03/2013