O Seminário Regional de Agricultura e Pecuária Familiar, realizado na Prefeitura de Bagé, nesta quarta-feira, dia 13, teve a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e reuniu representantes do poder público, órgãos do Governo Federal, entidades e instituições de ensino, como os alunos do curso de Agronomia da Urcamp. Na ocasião, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento da secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador regional de Participação Popular, Matheus Azevedo e presidente do Corede Campanha, o caçapavano João Sérgio Machado.

Na abertura do seminário, Pavan apresentou uma série de investimentos e programas para os agricultores e pecuaristas familiares. "O seminário visa formular alternativas para avançarmos nas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado ", completou. Segundo ele, o Governo do Estado intensificou as ações para o desenvolvimento rural sustentável e para a inclusão social junto a agricultores familiares. "Estamos prestando atenção aos 60 mil pecuaristas familiares do Estado. Trabalhamos para que eles possam adotar novas tecnologias para o melhoramento do manejo das propriedades ".

Pavan informou que o governo estadual vem investindo na assistência técnica. "Ela está sendo qualificada e ampliada. Em 2010, foram disponibilizados à Emater R$ 97,7 milhões. Em 2012, o valor passou para R$ 170 milhões. A cidade ainda conta com o forte apoio da Embrapa ".

Plano Safra

Conforme o secretário, o Plano Safra visa o desenvolvimento da produção agropecuária. "Vivemos num acelerado avanço tecnológico. Portanto, a agricultura precisa estar sempre se atualizando ", complementou. Uma das medidas deste plano é a Bolsa Jovem que tem o objetivo de manter o jovem no meio rural e garantir a sucessão familiar. "Tivemos o esvaziamento do campo. Um dos fatores determinantes para que isso ocorresse foi a vinda dos jovens para a cidade em busca do estudo. Logo, eles se tornam mão de obra urbana. As escolas devem se adequar para também formar agricultores. Temos que encontrar meios para que o jovem se sinta motivado ", argumentou.

Para Pavan, a agricultura está indo para a região de Bagé. "A região tem capacidade de aumentar a produção para fazermos um grande projeto de desenvolvimento econômico e social do Estado. Contem conosco ", disse.

De acordo com o prefeito Dudu Colombo, o seminário teve como objetivo encontrar alternativas para o desenvolvimento da região. "O tema trabalhado é muito importante para incrementar as políticas públicas de desenvolvimento na região. Vivemos um momento excepcional no nosso país. O governo estadual está alinhado com o federal ", explicou.

Dudu salientou que a região de faixa de fronteira tem um enorme potencial. "Temos ventos atraindo a energia eólica. Temos o carvão, o bioma pampa, os mananciais hídricos e uma área para produzir diversas culturas. Por isso, precisamos estar muito articulados, e neste momento, é isso que estamos fazendo, pois todos queremos abraçar um conjunto de políticas públicas oferecidas pelo governo estadual e federal para que a nossa região se desenvolva cada vez ".

O prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, destacou que seu município depende da agricultura e pecuária familiar. "Queremos fortalecer a agricultura e pecuária através de propostas claras para a fixação do homem no campo ".

Já o presidente do Corede Campanha, Sérgio João Machado, disse que o evento é uma forma de articular as políticas públicas entre a sociedade. "A união faz a força para que haja melhoras na região ", declarou.

Fonte: SRD/RS

Data de publicação: 14/03/2013