A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho.

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho. O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar a meta de vacinar, pelo menos, 80% do público prioritário.

De acordo com dados do ministério, até sexta-feira, dia 22, foram vacinadas mais de 23 milhões de pessoas em todo país, o que representa 46,2% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas, consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.

Em Caçapava do Sul a meta geral atingiu 81% e foi alcançada. No entanto, o setor de vigilância epidemiológica segue a recomendação do Estado para que todos os grupos alcancem a meta.

No município, até o momento, 74% das crianças foram vacinadas, 67% dos trabalhadores da saúde, 77% das gestantes, 84% das puérperas e 86% dos idosos foram imunizados.

Para receber a dose basta ir a unidade de saúde mais próxima, levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos, conforme informa o Ministério da Saúde, demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Data de publicação: 25/05/2015

Compartilhe!