O Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, junto com o Secretário de Planejamento, Ibucaçara Miranda, estiveram nesta semana visitando vários municípios para conhecer modelos de abastecimento de água e construção de redes de esgoto, principalmente nos municípios que terceirizaram  ou ajustaram o serviço com a própria Corsan.

Uma das cidades visitadas foi São Gabriel, onde o Prefeito Roque Montager (PT), falou sobre a experiência de mudar para uma empresa privada, relatando os pontos positivos e os negativos. Já em visita a empresa conheceu também o sistema utilizado.

Já em Santa Cruz do Sul, o município criou um modelo de negócio para a cidade, contemplando água e esgoto, onde a própria Corsan se adaptou e hoje estão investindo na rede coletora e de tratamento de esgoto. A Prefeitura de Gravatai também está conhecendo novas alternativas e deve criar um modelo para a sua cidade e apresentar para a Corsan ou as empresas que tiverem interesse na questão do esgoto e água.

A ideia do Prefeito Otomar Vivian é conhecer novos modelos, porque é o município quem dá a concessão para a exploração da água e a construção de redes de esgoto e da estação de tratamento. “ Sou um defensor da Corsan, mas não posso admitir que em 183 anos 100% do esgoto de Caçapava não seja tratado, ou seja, jogado a natureza. O contrato entre Prefeitura e Corsan assinado em 2006 prevê a responsabilidade da estatal no esgoto, incluindo estação de tratamento, mas até agora nada foi feito”, disse.

Neste momento o Prefeito está somente avaliando e conhecendo outras alternativas. “ Quero e vou lutar para a Corsan continuar em Caçapava mas no futuro próximo terá que se adptar a uma realidade, que é o inicio da construção de redes de esgoto e estação de tratamento”, completou.

Vivian mencionou ainda que vai conhecer novas realidades, conversar com outros Prefeitos e aguardar uma licitação da Corsan, para fazer 20% da rede de esgoto da cidade.

Data de publicação: 14/05/2015