Há 12 anos o Brasil oficializou o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, em razão de um grupo de jovens estudantes negros do Rio Grande do Sul, em 1971, decidiu se reunir para debater a questão racial no país.

Naquele momento, menos de um século depois da abolição da escravidão, a ideia do Grupo Palmares era “lançar uma semente” para tentar fazer crescer o debate sobre representatividade na sociedade.

A data é celebrada no Brasil para lembrar a luta dos africanos escravizados no passado e reforçar a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa. É um dia para refletir sobre a importância da população negra na sociedade, reconhecer o seu valor e cultura, bem como lutar para que os negros jamais se calem perante o racismo estrutural. O racismo é um crime que deve ser constantemente denunciado e exposto.

Para concluir, enfatizamos a frase de Martin Luther King Jr: “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 20/11/2023

Créditos: Kau Teixeira

Créditos das Fotos: Karine Trindade

Compartilhe!