A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, com suas equipes da secretaria de obras, continua com o trabalho intensivo de recuperação das estradas rurais e ruas, destruídas pelas fortes chuvas que vem caindo na região desde o mês de setembro.

Uma ação contínua que segue um cronograma estabelecido, recupera os principais trechos de estradas do interior e ruas da cidade, para proporcionar aos moradores e produtores da região melhores condições de trafegabilidade e segurança, permitindo o acesso à sede do município e demais localidades.
Os serviços que estão sendo realizados incluem a recuperação de bueiros, encascalhamento em vários pontos que necessitam de um reparo urgente, drenagem de águas da chuva e aterros para minimizar atoleiros que se formaram nas diversas estradas. Na cidade o serviço emergencial de recuperação vem ocorrendo em todos os bairros e vilas.
Segundo informações do secretário de Obras, Lasier Garcia, somente nos 3 dias uteis desta semana, equipes da pasta de obras conseguiram liberar trechos críticos nas localidades de Picada Nossa Senhora das Graças, Colônia Santa Tereza, Guarda Velha, Passo dos Enforcados, Pontas do Santa Bárbara, Lanceiros, Rincão dos Bitencourt, Serra do Santa Bárbara, Frigorifico, Colônia do Santa Bárbara, Rincão dos Godinhos, Passo da Chácara e Alto da Meia Légua.
O secretário de Obras, lembra que quando o tempo permite os trabalhos evoluem bem, uma vez que, os esforços se concentram nas áreas rurais, sempre com o objetivo de deixar as estradas trafegáveis e em boas condições, facilitando a locomoção dos moradores, o escoamento da produção agrícola e pecuária local e o transporte escolar.
O fato é que grande parte do trabalho de recuperação realizado nesse curto período, muitas vezes fica comprometido e precisa ser refeito, devido às chuvas recorrentes que continuam a assolar a região.
Conforme Garcia, “Se o tempo se mantiver firme, acreditamos que no fim deste mês, ou até antes disso, conseguiremos eliminar grande parte dos atoleiros que se formaram nas estradas, para focar no encascalhamento e patrolamento das estradas, de uma forma contínua, como víamos fazendo antes das grandes chuvas”. “Mas para isso, as estradas precisam estar relativamente secas, sem chuva, caso contrário, se colocarmos as máquinas nas estradas corre-se o risco de criar mais barro e perder o serviço, causando mais transtornos do que solução”.
“Precisamos da compreensão da nossa população nesse momento de chuvas intensas, todos os servidores da secretaria de obras tem trabalhado incansavelmente, no objetivo de sanar todos os problemas advindos das intempéries do tempo”. Complementou o secretário.
Nessa segunda semana de outubro, o serviço de saneamento básico e coleta de restos de vegetação retornaram as suas funções normais. O trabalho de recuperação e manutenção da iluminação pública vem sendo realizado somente nos pontos em que o serviço pode ser feito pela escada simples, uma vez que o caminhão de elétrica encontra-se em manutenção.

Data de publicação: 11/10/2023

Créditos: Kau Teixeira