O município de Caçapava do Sul está entre as primeiras cidades do país na prestação de contas

Com pontuação 89,76 na análise nacional de desempenho dos municípios Caçapava do Sul encontra-se na 30ª posição do ranking nacional, tendo subido 565 posições desde 2019.
Conforme o Secretário Adjunto da Fazenda, Volnei de Rosso, juntamente com a equipe da Secretaria da Fazenda, Caçapava do Sul e da empresa Govbr, tem trabalhado para informar com transparência bem como atender as demandas da plataforma que avalia a qualidade contábil e fiscal do município e isso elevou o município ao topo do ranking que avalia a transparência na prestação de contas. “Os dados contábeis e fiscais do município são lançados de forma bimestral, quadrimestral, semestral e anualmente, dependendo o tipo de relatório e a análise desses dados compõem o resultado estatístico final”, disse Volnei.
Ainda, conforme Rosso, após a avaliação em 2020 onde Caçapava estava mal posicionada, a Secretaria da Fazenda buscou aplicar melhorias e correções para que o município estivesse melhor ranqueado nesta prestação de serviços e a empresa Govbr foi responsável pela avaliação e apontamento das correções necessárias.
Confira os números do Ranking:
O posicionamento dos municípios pode ser observado por vários recortes. Primeiro uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação. São apresentados no gráfico os primeiros 25 colocados. Para ver o posicionamento de um município específico, deve-se utilizar o filtro.
O Ranking estadual dos municípios, estabelecendo a comparação do município selecionado com os outros do mesmo estado.
O Ranking microrregional dos municípios, que compara com os municípios das mesma microrregião, que é uma delimitação estabelecia pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Em todas as visualizações, além do posicionamento do Ranking, também é apresentado o Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).
Essa análise considera o desempenho de todos os municípios da federação para estabelecer um ranking dos 25 entes com as melhores avaliações. Caso tenha efetuado a seleção de um município da caixa de seleção acima, o ente selecionado irá ser adicionado ao ranking com a respectiva classificação nacional.
A análise nacional do desempenho dos municípios pode ser conferida pelo site https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/municipios

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 07/07/2022