Prefeitura participa de Audiência Pública sobre IPE Saúde promovido pela Assembleia

Legislativa, na Câmara de Vereadores do município
O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, promoveu nesta quarta-feira, em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, promoveu a Audiência Pública “A situação do Serviço prestado pelo IPE”.
Presidiram a mesa de reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Valdeci Oliveira (PT), o presidente do legislativo caçapavano, Luiz Fernando Torres (Boca-PT), o Prefeito Giovani Amestoy (PDT) e o presidente do Hospital de Caridade de Caçapava do Sul, Florêncio Mônego. O prefeito Giovani falou sobre a importância dos atendimentos de saúde prestados pelo IPE no Estado, da importância do Estado na manutenção de serviços de saúde de sua responsabilidade, e que os servidores municipais de Caçapava do Sul, optaram por outro plano, devido a esta crise que vem sendo enfrentada pelo IPE.
Na reunião foram discutidas a crise desencadeada junto a hospitais e usuários do IPE Saúde no estado e que acabam refletindo negativamente no atendimento dos mais de um milhão de usuários; dos atrasos no pagamento aos prestadores de serviço; da defasagem nos valores da tabela, além da receita congelada do Instituto, que depende dos valores descontados dos salários dos servidores, e que estão há sete anos sem reajuste, e, por fim, a dívida atual do IPE Saúde, que está na ordem de R$ 1,1 bilhão, o que ameaça cessar os atendimentos atuais.
Participaram da Audiência vereadores, além de Sergio Machado (Sindicato Municipal dos Aposentados,); Professora Dolores Stell (Sindicato dos Professores de Caçapava), Tenente Cel Cleiton Renan Sedres (Comando Geral da Brigada Militar do RS), Secretário de Município de Educação, Aristides Costa, Rosane Costa (Ação da Mulher Trabalhista de Lavras do Sul), e população em geral.
Pessoas alcançadas
Engajamentos