Soberanas da Festa do Azeite se reúnem com Miss Brasil, Deise Nunes para discutir o empoderamento da mulher negra

A Prefeitura de Caçapava do Sul promoveu nesta terça feira, 19 de julho, um encontro na Secretaria de Cultura do Estado, entre as soberanas da Primeira Festa do Azeite de Oliva de Caçapava do Sul, a sempre Miss Brasil (de 1986), Deise Nunes, a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial de Caçapava do Sul, a jornalista responsável pelo Setor Étnico da Sedac, Clarissa Lima e o produtor da Festa do Azeite de Caçapava do Sul.
A Secretária de Cultura do Estado, Bia Araújo, recebeu as Soberanas Caçapavanas, Karine Trindade (rainha), Ana Constante (princesa) e Bruna Meireles (miss simpatia), juntamente com a coordenadora do Compir, Cátia Cilene, a Miss Brasil e Ignácio Lemos (produtor da Festa do Azeite caçapavano). A pauta foi para falar sobre a importância e o empoderamento das mulheres gaúchas, sobre negritude, e também da representatividade das soberanas caçapavanas e de Deise Nunes quando Miss Brasil. Na ocasião, também foi falado sobre a 2ª edição da Festa do Azeite de Caçapava do Sul, prevista para 2023.
No encontro, também foram discutidas ações relacionadas a projetos futuros desenvolvidos em Caçapava que buscam, entre outras coisas, a revitalização de atividades culturais através de políticas públicas fortalecidas e a consolidação do trabalho voltado às ações do Compir.
Após o encontro com a Miss Brasil e a Secretária de Estado, a coordenadora do Compir Caçapava do Sul e as soberanas se reuniram na Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, na Coordenadoria Étnico-Racial, com o Diretor José Augusto Zanirati e a Coordenadora Carmen Goulart para tratar sobre ações afirmativas voltadas para a inclusão racial e sobre o Dia 25 de Julho, em que se comemora o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, tendo nas soberanas da Festa do Azeite, as Soberanas da Promoção Racial de Caçapava do Sul e do Estado.
Texto: William Brasil / Fotos: Luís Carlos Machado
Pessoas alcançadas