Fazer uso do medicamento receitado, respeitando seus horários e duração do tratamento, garante a sua qualidade de vida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

O uso não racional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.

USO NÃO RACIONAL de medicamentos incluem:
 uso de muitos medicamentos por paciente ("polifarmacia");
 uso inadequado de antibióticos, muitas vezes em dosagem inadequada ou para infecções não bacterianas;
 excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado;
 falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas;
 automedicação inapropriada
 não aderência aos regimes de dosagem.

FAÇA A COISA CERTA:
 Somente compre medicamentos de venda sob prescrição médica (com tarja) se possuir receita.
 Solicite a orientação do Farmacêutico antes de comprar qualquer medicamento, mesmo os que não precisam de receita médica.
 Mantenha os medicamentos longe do alcance das crianças.
 Solicite a orientação do Farmacêutico para garantir que os medicamentos sejam usados e conservados de forma certa.
 Relate ao Farmacêutico qualquer problema verificado ao utilizar o medicamento

Fonte: Asscom Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul

Data de publicação: 05/05/2023