Falta de remédios desabastece farmácias municipais

Os usuários das farmácias públicas de todo o país tem percebido a falta de medicamentos há algum tempo. Conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios com 2469 prefeituras o cenário de desabastecimento de medicamentos na cidades é relatado por cerca de 80% dos gestores.
O motivo apontado para esse problema não está sendo gestão ou falta de recursos e sim a baixa produção na quantidade dos medicamentos pelos laboratórios.
Na Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul não é diferente e o problema vem se agravando. Conforme a Secretaria a lista de produtos em falta é grande e atinge principalmente os itens mais comuns e de uso contínuo, entre eles antibióticos.
Depois de cobranças dos municípios e estados ao governo federal, o Ministério da Saúde, informou que os laboratórios alegam dificuldades na importação para conseguir alguns excipientes e materiais para embalagem. Além disso a alta do custo de produção provocado pela alta do dólar, combustíveis e energia também tem influência. Outro fator apontado pelos laboratórios foi a alta inesperada da demanda e isso indica que trata-se de pressão para que o governo pague mais.
A crise no mercado causada pela pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e o lockdown na China também estão na lista de argumentos dos laboratórios.
Na lista dos medicamentos em falta na farmácia municipal de Caçapava do Sul estão:
Amoxicilina + Clavulanato de Potássio 250/5 mg/ml
Amoxicilina 50 mg/ml