Drive trhu de imunização contra a covid-19 garante mais 169 vacinados.

-Pessoas com 65 anos devem se dirigir às ESFs para tomar a 1ª dose e pessoas que ja estão no prazo da 2ª dose também devem procurar as ESFs. Confira a matéria completa
Por William Brasil
O Drive-trhu da Vacinação contra a covid-19 que ocorreu sábado, dia 10, em Caçapava do Sul, garantiu mais 169 aplicações de vacinas nos grupos de 65 anos de Caçapava do Sul de moradores pertencentes a Policlínica (moradores de região central, interior e Bairros que não têm ESFs). Também ocorreu o Drive Solidário, que arrecadou dezenas de kg de alimentos que serão destinados às famílias em vulnerabilidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, a vacinação contra a covid-19 para os grupos de 65 anos segue nesta segunda-feira, dia 12, e ao longo da semana, nas Estratégias de Saúde das Famílias (ESFs) e Policlínica. A mudança de grupo e idade está condicionada à chegada de nova remeça de vacina pelo Estado.
Também iniciou esta semana a vacinação da 2ª dose da vacina para as pessoas que já tomaram a primeira dose e estão com a vacina da 2ª dose prevista para esta semana, conforme data anotada na caderneta de vacinação. Vale ressaltar que a 2ª dose está condicionada à fabricante da vacina aplicada.
Vacinas Coronavac e Oxford AstraZeneca e prazo das 2ªdoses:
No Brasil há dois tipos de vacinas contra a covid-19 permitidas para a imunização da população: a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca.
A Coronavac deve ter a aplicação da 2ª dose em média até 28 dias após a aplicação da 1ª dose, conforme a fabricante. A Oxford/AstraZeneca deve ser tomada a 2ª dose até 84 dias após a 1ª dose. As duas vacinas tem a imunidade garantida após até 14 dias do recebimento da 2ª dose, ou seja, mesmo ao tomar a vacina, é necessário tomar os cuidados recomendados pela Saúde.
Quem for tomar a 1ª ou 2ª dose da vacina e quiser colaborar com uma dose de solidariedade e doar 1kg ou mais de alimento, pode deixar os mantimentos no local de vacinação.
Legenda das Fotos:
foto 1: Nair Machado Ferreira, 79 anos, tomando a 2ª dose