Médica do SUS há 22 anos no município, idosa de 108 anos e servidora da saúde foram as primeiras a receberem a dose

Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Saúde deu início nesta terça-feira, dia 19, às 19h, à primeira etapa da vacinação contra covid-19 em Caçapava do Sul. Ao todo,o município recebeu 481 doses, mais do que o dobro do esperado para esta 1ª etapa de vacinação, conforme anunciou o Prefeito Giovani Amestoy, acompanhado da Secretária de Saúde Inês Salles, do vice-Prefeito Luiz Guglielmin e da coordenadora de Epidemiologia, Sandra Bairros, que participaram da coletiva de imprensa ocorrida na Policlínica Municipal, quando iniciou o processo de vacinação.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós Caçapavanos, pois é o início de um novo período, de esperança, de mais saúde, com a Vacinação. Dedicamos este dia, esta vacina, a todas as pessoas que perderam as vidas para este vírus, e para suas famílias, em luto. Vale ressaltar que a Pandemia ainda não terminou, e que a vacina, que será por etapa, vai levar tempo apra contemplar a todos nós, por isso a importância de mantermos os protocolos de saúde, respeitando vidas”, disse Amestoy.
A médica do município Rosemary Werlang, que há mais de 22 anos exerce a profissão no município, onde é residente, e que é uma das profissionais da linha de frente do Hospital Dr. Victor Lang, foi a 1ª a receber a dose, pelas mãos da enfermeira e responsável pelo setor de Epidemiologia, Sandra Bairros.
“Tenho uma satisfação muito grande em ser a 1ª pessoa vacinada em Caçapava, cidade que moro e trabalho desde 98, e pela qual sempre lutei e me engajei socialmente. Como profissional de saúde, fico grata de representar os médicos, enfermeiros, e demais profissionais que trabalham no hospital sempre na linha de frente desta Pandemia, sem se queixar ao lidar com o desconhecido. Eles são uns heróis e merecem esse respeito e reconhecimento por toda a sociedade”, disse a médica à imprensa, quando recebeu o convite pelo Prefeito Giovani Amestoy na semana passada.
Após Rosemary, a servidora municipal, de serviços gerais da Secretaria de Saúde, Lucélia Oliveira Dias, 49 anos, foi a segunda a receber a dose, representando também os servidores e demais profissionais da saúde onde ela trabalha há 26 anos. Lucélia, que é responsável pela higienização da tenda que recebe pacientes com Suspeita de Covid-19, recebeu a vacina da técnica de enfermagem da Policlínica, Claudia.
A Caçapavana mais idosa do município, e que mora no Asilo Rosinha Borges, de 108 anos, DALIRA Gonçalves da Silva foi a terceira a ser vacinada. Representando a população caçapavana, ela foi vacinada pela enfermeira Fernanda Soares, visivelmente emocionada pelo gesto. Fernanda foi voluntária dos testes de Vacina das Universidades de Oxford (USA) com UFSM.
Acompanharam ainda esta etapa do início da vacinação, a adjunta de Saúde, Aline Medeiros, a coordenadora da Atenção Básica, Caroline Minetto, Coordenadora das ações de Saúde, Priscilla Machado, Andreia Loretto (Coordenadora EACs), Luiz Ilha, Coordenador da Vigilância Sanitária, o Diretor do HCVL Florenço Monego, e a imprensa local.

Para quem é a vacina nesta 1ª Etapa:

A primeira dose da vacina contemplará os profissionais da saúde da linha de frente (que trabalham em centro de triagens, hospital, diretamente ligados a ala Covid-19), índios e idosos residentes em asilos, conforme normativas do Ministério da Saúde e Estado do RS. Nesta quarta (20), a partir das 13 horas, os idosos residentes nos Asilos também receberão da equipe de Saúde a primeira dose da vacina. Os demais profissionais de saúde, idosos e grupos prioritários, conforme protocolo do Ministério de Saúde, bem como grupos da população, serão para as próximas etapas que ainda deverão ser informadas pelo Ministério.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 19/01/2021