Prefeitura e Judiciário fazem parceria em prevenção de violência doméstica

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres e Meninas, a Direção do Fórum de Caçapava do Sul, em parceria com a Prefeitura de Caçapava do Sul, promoveu uma reunião para discutir a violência doméstica e firmar parceria de medidas preventivas e educativas, nesta Semana de Paz no Lar, promovida pelos Fóruns.
A Juiza Bárbara Pereira Saraiva, que atende a 2 Vara Judicial com competência em violência doméstica e Infância e Juventude, e diretora do Fórum, Família, e também é Diretora do Fórum, abriu a reunião falando da importância de que haja uma interação humanizada e próxima entre o fórum e seus atendidos e que além da esfera jurídica, é preciso acompanhamento psicológico tanto da vítima e do acusado, para que haja uma ressocialização e ele não volte a cometer o ato.
"O município está aqui para ser parceiro e dizer que já atende as mulheres (pelo CREAS) dando assistência às famílias e vítimas de maus tratos, e que agora quer ampliar a parceria com o judiciário dando suporte aos acusados através da Rede de Proteção, ou seja, atender também com oferta de atendimento psicológico, o agressor para que ele supere seus erros e traumas e não voltem a comete-los", frisou o Procurador Jurídico do Município, Luciano Pavanatto.
A Psicóloga Mariane Macedo falou sobre a importância deles reconhecerem os erros, e traumas, entenderem o que levou a um rompante de violência, física ou verbal, para que eles se permitam reintegrar socialmente, ou amorosamente, sem levar o estigma pra vida e repetir o ato em outra relação e para uma reaproximação com filhos e familiares.
O jornalista William Brasil, do Gabinete, também acompanhou a reunião e registrou a ação em parceria.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 25/11/2022