Cleuza Borba garante que readequação não prejudicou a nutrição das crianças e explica mudanças no cardápio

A nutricionista responsável pelas escolas municipais de Caçapava do Sul, Cleuza Borba, esclareceu que, apesar do momento de transição do edital da merenda escolar, as crianças não sofreram prejuízo nutricional. A readequação do cardápio ocorreu devido à licitação obrigatória e à insuficiência de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para cobrir todas as refeições dos cerca de 5 mil alunos da rede municipal.
De acordo com Cleuza, o recurso destinado à merenda escolar é complementado pelo município para suprir a necessidade de oferecer cinco refeições diárias aos alunos. Embora alguns itens tenham sido retirados temporariamente do cardápio devido à licitação em andamento, eles continuam sendo calculados levando em consideração a necessidade nutricional das crianças.
A nutricionista também esclareceu que a informação de que as merendeiras estão tendo dificuldades em fornecer uma refeição adequada para as crianças é uma inverdade. Ela destacou que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Guia Brasileiro de Alimentação para Crianças Menores de 2 Anos, a tradicional "papinha" não é mais recomendada. A orientação atual é a amamentação até os seis meses e, a partir daí, a introdução alimentar de acordo com as necessidades individuais de cada criança.
"A equipe de merendeiras está em constante atualização e preparada para oferecer refeições adequadas e balanceadas, levando em consideração as recomendações nutricionais atualizadas. Nossas crianças estão recebendo os nutrientes necessários para um crescimento saudável", afirmou Cleuza Borba.
A prefeitura de Caçapava do Sul reafirma o compromisso de proporcionar uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal, garantindo que todas as ações estão sendo tomadas para assegurar o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

Data de publicação: 20/10/2023

Créditos: Marcelle Nunes