Durante o encontro, liderado pelo vereador Boca, foram discutidas as potencialidades e demandas da região a serem apresentadas à Reitoria da entidade a fim de se candidatar a esse campus em reunião agendada para 27 de julho.

Na tarde da segunda-feira, 17 de julho o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, seu vice Luiz Guglielmin, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes e a vice-prefeita de Santana da Boa Vista, Luana Freitas estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul juntamente com seu presidente Sílvio Tolfo – Beleza – PP e os vereadores Luiz Fernando Torres – Boca - PT, Mariano Teixeira – PP, Caio Casanova – PDT, Jussarete Vargas – PDT, Antônio Almeida Filho – Lelo – MDB e Jeferson Luís Gonçalves – MC Mano – PL, para discutir sobre a possibilidade de implantação de um campus do Instituto Federal Farroupilha em uma das cidades da região.

Amestoy falou da importância do momento para que a região consiga se transformar num polo educacional. “Temos a visão que podemos transformar a realidade da região através do investimento em educação e se vimos o desenvolvimento em outras regiões é por que assim como Santa Maria se desenvolveu com o investimento em educação, queremos poder ter esta mesma oportunidade investindo em educação. Caçapava do Sul tem muitas potencialidades como o turismo, agroturismo, geoturismo, turismo rural e principalmente agora com a olivocultura, o turismo gastronômico, assim como Lavras do Sul tem a mineração, Santana da Boa Vista tem o turismo e mineração, Caçapava do Sul tem tanta diversidade e precisamos ter uma forma de capacitação a qual se desenvolve através da educação. Há uma divisão com a partir da chegada da Unipampa. Houve muito desenvolvimento inclusive mudança na mentalidade da população quando se buscou outras matrizes econômicas. Por isso a possibilidade da vinda do Instituto Federal Farroupilha é muito importante e precisamos mostrar para a reitora assim como para o Ministério da Educação que nós queremos uma nova universidade na cidade e que temos potencialidades principalmente por que temos, assim como as cidades da região como Lavras do Sul, Santana da Boa Vista, Santa Margarida do Sul, São Sepé e Vila Nova do Sul, pessoas com vontade de aprender e que tem condições de frequentar esse novo campus. Estaremos oferecendo estrutura do município ou até mesmo área se quiserem estar construindo novo polo mas o mais importante é mostrar que Caçapava do Sul e região quer sediar e estamos dispostos a buscar o que for necessário para este investimento”.

Fonte: Ass. Imp. Prefeitura de Caçapava do Sul

Data de publicação: 18/07/2023