Reunião para Ampliar o Atendimento do Centro Multidisciplinar em Caçapava do Sul

Na manhã desta segunda-feira, 20 de dezembro, a Coordenadora Municipal de Educação Especial, Alice Huerta, a Coordenadora do Centro Municipal Multidisciplinar Jordana Morais de Lima e a diretoria da APAE representada pela Marines Razzera Huerta e Paula Almeida, estiveram reunidas com o prefeito Giovani Amestoy para ampliar atendimento do Centro Municipal Multidisciplinar.
No início de 2021, o município inovou com a criação do projeto do Centro Municipal Multidisciplinar, para melhorar o desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem com acompanhamento de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.
A Coordenadora do Centro Municipal Multidisciplinar, Jordana Lima, salienta que neste ano foram realizados atendimentos de psicopedagogia, musicoterapia e saúde escolar através de profissionais do quadro municipal de educação, além de atendimentos de psicologia e terapia ocupacional, pelo trabalho voluntário, além dos atendimentos em parceria com a APAE. Com o retorno das aulas presenciais, notou-se a importância do aumento dos atendimentos, que serão ampliados em 2022, através da nomeação de profissionais pelo concurso público. Atualmente o Centro Multidisciplinar está localizado em um espaço cedido pela Escola Eliana Bassi de Melo e a ideia seria aumentar o espaço para atender mais jovens.
Para as educadoras especiais, a pandemia dificultou ainda mais o aprendizado de crianças especiais, pois a mediação com jogos e a sociabilização ajudam no desenvolvimento, e com o distanciamento social essa intervenção direta ficou prejudicada.
Ainda segundo as educadoras especiais, Caçapava atende uma média de 15 alunos por escolas, mais de 350 alunos são atendidos na Educação Especial em toda a rede municipal, além de outras dezenas de alunos que são atendidos pela APAE Caçapava do Sul assim como cidades da região, como Lavras e Santana da Boa Vista.
Foi salientado a importância da parceria do município com os serviços prestados pela APAE, unindo forças para melhor atender a população público-alvo da educação especial, assim como crianças com transtornos de aprendizagem. O trabalho em rede é fundamental para que essas ações sejam propulsoras para um melhor desenvolvimento educacional.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 20/12/2021