No fim de mês de outubro foi aprovado pelo legislativo municipal o Projeto de Lei nº 5056/2023 de origem do Poder Executivo que torna o Tambor de Sopapo patrimônio imaterial do Município, Caçapava do Sul.

O processo de patrimonialização se deu a partir da visita da Produtora Cultural Sandra Narciso ao Secretário de Cultura e Turismo Stener Camargo e ao Clube Recreativo Harmonia e da participação da comunidade negra do Município no Festival Cabobu viabilizada pela SECULTUR e a COMPIR, após o evento iniciou-se o processo de discussão do projeto que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.
O tambor de sopapo é um instrumento de grandes dimensões, feito originalmente com tronco de árvore e couro. Atualmente este artefato é feito de forma artesanal pelo Mestre da Cultura Popular Tio Cida que cultua a arte e o legado do tambor de sopapo.
Com a aprovação do projeto Caçapava do Sul passa a ser o segundo município gaúcho a patrimonializar o tambor, sendo Pelotas o precursos de projeto similar.

Data de publicação: 13/11/2023

Créditos: Marcelle Nunes