O Clube Recreativo Harmonia através do Projeto Harmonia "Memórias Cruzadas & Histórias Vividas", selecionado e Financiado no Edital SEDAC nº 07/2021-FAC- Patrimônio promoveu a 1° Roda de Lembranças com o tema: Clube Recreativo Harmonia lugar de memória,

luta, existência, ancestralidade e oralidade . Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. O encontro foi idealizado durante as oficinas de fotografia, e de mídias e redes sociais pelas ministrantes: Ariane Andrade, graduanda de Licenciatura em história e pesquisadora e Pamela Cristina,  Graduanda em Política e Produção Cultural e pesquisadora,  ambas menbras do NEABI MOCINHA. O Clube pode contar com uma equipe de apoio na organização: Cátia Cilene Morais Dutra,  Deise Lisiane Soares Luiz, Tio Cida,  Lisiane Consul, Ana Laura Alves,  Grupo Colcha de Retalhos e apresentando o Cerimonial Ana Constante. O suporte técnico de som ,fotografia e filmagem ficou a cargo da Empresa Start Produções. Tivemos uma tarde memorável com muitas lembranças e histórias sobre Bailes de Debutantes,  casamentos,  namoros, carnavais, moda, histórias do Grupo de Dança Clara Nunes,  Escolha da Mais Bela e Belo Negro,  inclusive registrando a participação do Sr. Hélio Lopes, no Clube posterior a participação desse grupo na série " A casa das 7 mulheres", também registramos a presença de Patrícia Freitas representando o Geopsrque Caçapava/UFSM. São apoiadores: Prefeitura Municipal,  NEABI Mocinha, Unipampa,  GEOPARQUE CAÇAPAVA / ODH/ UFSM e da Pastoral Afro. Foi um evento lindo. Salve as mulheres negras, salve Tereza de Benguela!!

Data de publicação: 24/07/2023

Créditos: Catia Cilene