A primeira infância é a fase mais importante na vida de uma criança. Ela compreende desde o nascimento até os seis anos de idade.

Durante esse período, o cérebro da criança passa por um desenvolvimento intenso, desenvolvendo a base para as habilidades cognitivas, emocionais e sociais ao longo da vida. É nessa fase que as interações afetivas e estimulantes com os cuidadores e o ambiente têm um impacto profundo no desenvolvimento saudável da criança.

Por isso, agora temos o mês de agosto que é celebrado como mês oficial da primeira infância, sancionado por Lei Federal em julho deste ano, com o intuito de promover ações de conscientização sobre a importância dessa fase tão singular e excepcional.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, promoveu durante o mês de agosto ações relacionadas a formação de monitores, professores, funcionários e estagiários, além de rodas de conversa com a comunidade escolar envolvendo pais e cuidadores.

As temáticas abordadas foram: Desenvolvimento Infantil, cuidados básicos de higiene, educação parental, nutrição na primeira infância e violência na infância. Os encontros aconteceram em algumas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, Salão de eventos da SEDUC e CTG Família Nativista. “Ações como estas vem para fortalecer a rede de apoio a criança”, disse Adriana Pereira, coordenadora de Educação Infantil.

Data de publicação: 05/09/2023

Créditos: Secretaria de Educação