Nesta terça-feira, dia 18 de maio, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É de extrema importância alertar sobre este tema e acreditarmos nas crianças que relatam estas situações.
Identificar os sinais de um abuso não é fácil, pois, na grande maioria das vezes, o abusador não deixa sinais físicos. Mas, precisamos estar atentos às mudanças repentinas de comportamento da criança.
1. Mudança de comportamento
Alterações de humor, agressividade ou introspecção, medo ou pânico.
2. Problemas de saúde psicossomáticos
Enfermidades sem aparentes causas clínicas, erupções na pele e alterações gastrointestinais.
3. Comportamentos sexuais
Interesse repentino por questões sexuais ou brincadeiras de cunho sexual, com palavras ou desenhos.
Há diversos canais para atendimento às vítimas do abuso infantil. Entre eles está a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funciona por meio do serviço Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.
A denúncia também pode ser feita na Polícia Militar, pelo número 190, o sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 18/05/2021