Na sexta-feira, 09/04, a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Obras, setor de limpeza urbana, entregou 10 toneladas de lixo eletrônico, sem custos para o município.

Na sexta-feira, 09/04, a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Obras, setor de limpeza urbana, entregou 10 toneladas de lixo eletrônico, sem custos para o município, para a empresa Natusomos, da cidade de Horizontina da região do Alto Uruguai, para que seja descartado de forma correta.
Muitos dos problemas do lixo eletrônico descartado de forma inadequada se deve ao impacto na natureza. Produzido a partir de material inorgânico, como cobre, alumínio e metais pesados, esses acabam impactando negativamente o meio ambiente.
Além de comprometer ecologicamente o planeta, os compostos que formam os materiais eletrônicos são nocivos aos próprios seres humanos. Além do mais, esses elementos químicos supracitados são absorvidos pelo solo, e, consequentemente, atingem os lençóis freáticos.
Entre os principais exemplos de lixo eletrônico estão, televisores, computadores (e periféricos, como teclado, mouse e etc), notebooks, smartfones, câmeras fotográficas, fogão, rádios, telefones, polhas, fios, carregadores, geladeira, micro-ondas, lâmpadas, baterias.
O Secretário dos Transportes, Serviços Urbanos, Interior e Trânsito, Acidemar Mello, destaca que, “com o avanço tecnológico no mundo todo, o lixo eletrônico tem se intensificado de forma preocupante. O descarte correto desse tipo de lixo tem sido um grande problema atual, uma vez que, quanto maior o consumo, maior a quantidade de descartes”.
“Ainda temos um número reduzido de empresas que oferecem o recolhimento do lixo eletrônico, sendo assim, precisamos efetuar esse trabalho cotidianamente. Inclusive, gostaria de agradecer o Vereador Paulo Pereira, que sempre nos auxilia, fazendo um trabalho positivo, no intuito de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto desse material, com campanhas de recolhimento”. Complementou o secretário Mello.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 12/04/2021