Obras promove parcerias para recuperar estradas de Caçapava do Sul.

Caçapava do Sul, conhecida como a porteira do Pampa Gaúcho, é um dos municípios com uma das maiores quilometragens de estradas vicinais da região, atualmente com mais de 6 mil kms. Todas essas vias, portanto, suscetíveis de encascalhamento e patrolamento.
O Secretário dos Transportes, Serviços Urbanos, Interior e Trânsito, Acidemar Mello, entendendo as dificuldades que o momento apresenta, com diminuição de servidores na pasta, devido a pandemia da Covid 19, dentre outros, vem procurando efetuar parcerias, com Agricultores e pecuaristas, de diversas regiões do interior do município, com a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade dos principais acesos para escoamento das safras.
A região do Bom Jardim, no 5ª distrito de Caçapava do Sul, é uma das localidades que firmou a parceria, colaborando com o maquinário e a prefeitura contribuindo com 1.500 litros de óleo diesel, utilização de uma plaina e um caminhão caçamba.
A Prefeitura de Caçapava de Sul, adquiriu em junho de 2016, um conjunto de máquinas pesadas, para a secretaria de obras, com três patrolas chinesas, três caçambas e uma retroescavadeira, sendo que, todo esse kit de máquinas foi financiado e pago nos anos de 2017, 2018, 2019, sendo quitado em 21 de setembro de 2020.
O Secretário Acidemar Mello, chama a atenção para o fato de que, as patrolas compradas não são apropriadas para o serviço em nossas estradas, pois, são máquinas frágeis e nosso relevo, em quase toda sua totalidade, tem muitas pedras médias e grandes encravadas, a flor da terra, que ocasionam diversas avarias nessas patrolas chinesas, mesmo com todo o cuidado dos patroleiros.
“Na verdade, é muito difícil uma máquina dessas trabalhar uma semana completa sem sofrer algum estrago e terminar na oficina para conserto. Essa falta de garantia, faz com que, em muitas situações, não tenhamos a possibilidade de cumprir com os nossos itinerários de serviços pelo interior do município”. Comenta o secretário Acidemar.
“Entretanto, mesmo com todos esses entraves, estamos avançando em nosso trabalho e consequentemente, buscando essas parcerias, que em muito atenua nossas dificuldades momentâneas, na recuperação das nossas estradas”. Conclui o secretário.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 25/03/2021