de Situação de Emergencia devido às chuvas O prefeito Giovani Amestoy reuniu nesta quinta-feira, dia 02 de maio, novamente Secretários, Defesa Civil e Jurídico,

para repassar dados e atualizar plano de recuperação de locais afetados devido às chuvas que, ultrapassaram os mais de 400 mm somente nesta semana, e de atendimento de vulneráveis.
Na primeira reunião, com a Secretaria de Obras e chefes de setores, foi feito levantamento de maquinários, peças e materiais necessários para ampliar equipes na recuperação de acessos de ruas de bairros, estradas e pontes do interior que estão sem acesso ou com danos significativos e cujo relatório será anexado ao Decreto (nº5618/ abril de 2024) de Situação de Emergência.
Após, Prefeito reuniu equipe jurídica, de licitação e da secretaria da Fazenda para tratar da legalidade dessas compras emergenciais. As Secretarias da Saúde, Assistência Social e Seagropic encaminharam relatórios com os atendimentos que vêm ocorrendo desde segunda, após intensificação das tempestades para serem anexados ao Decreto e relatando atendimentos.
O prefeito também fez vistoria nas escolas do município, junto a Seduc, para ver os danos estruturais nos prédios, cuja maioria tem mais de 4 décadas de construção. No início da tarde, ocorreu reunião com os responsáveis pelo fundo de estradas do interior, Funrural, Seagropic, Geral, Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Fazenda para avaliar danos e decidir estratégias de reparos emergenciais das estradas, investimento de recuperação deve ultrapassar R$1 milhão de reais.
Diversas pessoas e entidades têm procurado a Assistência prestando solidariedade e oferecendo serviços. A Prefeitura, além da Defesa Civil, tem contado com a ajuda do Corpo de Bombeiros (que faz o 1º atendimento às vítimas e repassa a Defesa Civil e Assistência) e com a BM.
A Câmara de Vereadores informou a redução orçamentária do órgão para repasse de R$130 mil reais para compra de cestas básicas para atendimento das famílias atingidas, conforme ofício enviado pela Presidente do Legislativo, Jussarete Vargas.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 02/05/2024