Estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 12 de janeiro, na Prefeitura de Caçapava do Sul, a Coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Bairros, a Coordenadora do Setor de Endemias da pasta de Saúde, Patrícia Mendonça.

com o Chefe de Gabinete, Patrick Paz, debatendo a importância da prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya, no atual período do ano.
A cidade de Caçapava do Sul, por possuir a presença do mosquito e já contabilizar ao menos nove casos de Dengue desde 2023, em sua maioria contraídos dentro do município, e um caso de Chikungunya importado, possui ações ostensivas para controle de novos casos, com visitas diárias à população, bloqueio de transmissão viral, quando necessário, e pesquisas para identificação das zonas de maior incidência do vetor.
As coordenadoras responsáveis, chamam a atenção para a vigência do período de chuvas e calor nesse início de 2024, conhecido como sazonalidade, para a disseminação dessas doenças. É preciso muito cuidado para prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor destas doenças, devem ser redobrados.
Como prevenção, é de suma importância eliminar os depósitos de água parada, nos pátios das casas e terrenos baldios. O uso de repelentes corporais e espaciais durante todo o dia e à noite, são indicados, como também, telas nas portas e janelas das residências em locais próximos a grandes focos ou que apresentem grande incidência de mosquitos.
Por Kau Teixeira

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 12/01/2024

Créditos: Kau Teixeira

Créditos das Fotos: Karine Trindade

Compartilhe!