A campanha brasileira, Janeiro Branco, foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2014, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da saúde mental.

O nome da iniciativa faz referência ao primeiro mês do ano e é também uma alusão a um papel em branco, reforçando a ideia de que todos podem escrever suas próprias histórias, já que os primeiros dias do ano servem como motivação extra para definir novas metas.

Criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral, é a principal proposta da campanha, que visa a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Apesar de alguns tabus ainda persistirem sobre questões mentais, é possível notar, que atualmente temos uma sociedade mais preocupada com o próprio bem-estar geral. Priorizar a saúde da mente não se trata apenas de buscar tratamento para transtornos existentes, mas também de prevenção, adotando práticas que auxiliem saúde física, mental e emocional.

Profissionais da saúde especializados no tema, têm ajudado milhões de pessoas pelo mundo a enfrentarem seus medos e barreiras. O autoconhecimento, a capacidade de gerenciar o emocional e o estabelecimento de boas relações interpessoais são alguns dos principais benefícios.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 06/01/2024

Créditos: Kau Teixeira

Créditos das Fotos: Karine Trindade

Compartilhe!