Projeto entre ETERRG e Fundação Antônio Menegheti inicia plantio de oliveiras

Quem passou pela avenida Pedro Anunciação na tarde desta sexta-feira, 26 de agosto, percebeu o grande número de alunos, professores e autoridades em uma ação de campo onde foram plantadas mudas de oliveiras. Trata-se de mais um grande passo dentro do Projeto Semeando o Futuro - Pomar Didático de Oliveiras parceria consolidada entre a Escola Técnica Estadual Rubens da Rosa Guedes – ETERRG e a Fundação Antônio Menegheti do Recanto Maestro de Restinga Seca.
Antecedendo o plantio de dezenas de mudas de oliveiras de variedades diversas o diretor da instituição Ademar Fonseca diretor que estava acompanhado da vice-diretora Patrícia Dias falou aos alunos, professores e convidados presentes sobre a consolidação da escola como referência de ensino. Entre os presentes o vice-prefeito Luiz Guglielmin e o vereador Paulo Pereira.
Fonseca lembrou que atualmente a ETERRG conta com 280 alunos curso técnico, médio e pós-médio que abrange o ensino regular e técnico, tendo amplo atendimento a alunos de diversas cidades e que o mercado apresenta demanda crescente de técnicos e a escola técnica não poderia ficar alheia a isso. Disse ainda que nesta data se consolidava um importante projeto sendo a ETERRG a primeira escola técnica com pomar na instituição e que isso se reverterá promissoramente tanto para a instituição quanto para Caçapava do Sul.
Na sequência o responsável técnico pelo projeto Alex Giuliani, agrônomo da Fundação Antônio Menegheti do Recanto Maestro, que também é professor na UFSM, falou sobre a parceria entre as instituições e o quanto isso é benéfico. Giuliani lembrou que o mercado das oliveiras é muito promissor e ansioso por quem sabe fazer e que a Fundação estará presente em todo o processo de desenvolvimento e manejo para gerar o conhecimento e conseguir a produção. Nesta data, essencialmente, os alunos saíram da teoria e partiram pra prática, plantando de forma correta as mudas fornecidas pela Fundação.
O vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Guglielmin, representando o prefeito Giovani Amestoy que se encontrava em compromisso em Porto Alegre, falou do princípio das atividades da olivicultura em Caçapava do Sul e o quanto este processo evoluiu. Lembrou que o mercado está aberto, é muito promissor e que Caçapava do Sul já é referência na Olivocultura. Encerrou desejando sucesso ao programa e reforçou que a Prefeitura de Caçapava do Sul está à disposição para auxiliar através da Seagropic, no momento ali representada pela secretária Michele Mendes.
Encerrando os pronunciamentos, o professor Marcelo Cunha agradeceu a Fundação Antônio Meneghetti por aceitar o desafio proposto e lembrou que a oportunidade está aí para todos. “Não tem ninguém melhor ou pior que o outro” e que a as instituições dão condições aos alunos para saírem dali preparados para o trabalho.
Ao final dos pronunciamentos que ocorreram no auditporio da instituição, alunos, professores e convidados se dirigiram à área reservada ao plantio para dar início ao “Pomar Didático de Oliveiras”.
Pessoas alcançadas
Engajamentos