A Hepatite B é causada por um vírus. Na maioria dos casos não apresenta sintomas e muitas vezes é diagnosticada anos após a infecção, com sinais relacionados a doenças do fígado como cansaço, tontura, enjôo/vômitos, febre, dor abdominal,

pele e olhos amarelados.

A transmissão se dá através do contato com sangue ou outras secreções corporais contaminados, como por exemplo: contato sexual com uma pessoa contaminada sem uso de preservativo, de mãe para filho durante a gestação ou parto, contato com materiais perfurocortantes contaminados.
A principal forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde, para toda as pessoas não vacinadas. Outras formas de prevenção incluem usar camisinha em todas as relações sexuais; não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, material de manicure e pedicure, equipamentos para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
O tratamento para Hepatite B está disponível pelo SUS e objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações como: cirrose, câncer hepático e morte.
A ausência de sintomas na fase inicial dificulta o diagnóstico precoce, por isso a forma mais simples de detectar a doença é realizando o teste rápido. As pessoas podem solicitar espontaneamente a realização do teste nas unidades de saúde, não é necessário prescrição médica. Procure a sua unidade e faça o exame!!!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/07/2023

Créditos: Marcelle Nunes

Compartilhe!