Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30/11, a solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, da Brigada Militar, no Clube União Caçapavana.

Participaram do ato de abertura do evento o Vice-prefeito e Secretário-Geral de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Guglielmin; Secretária Adjunta e Coordenadora de Projetos da SEDUC, Iole Dorneles; Representando o Legislativo Caçapavano, Patricia Castro; Comandante da Brigada Militar, Ten. Ciro Rodrigues, Presidente do GABM, Ten. R.R José Carlos de Oliveira e a Vereadora Jussarete Vargas, que destinou uma emenda financeira impositiva, através da SEDUC, para a confecção de camisetas para os alunos do PROERD.
O programa D.A.R.F/Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, desde 1983. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são o diferencial desse programa, o currículo Proerd “Caindo na Real” para o 5º ano do Ensino Fundamental mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas, por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para fazer escolhas seguras e responsáveis.
Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.
No 2º semestre de 2023, o PROERD, está formando alunos das séries inicias do 5º e 7° anos, num total de 200 alunos, da área urbana e rural de Caçapava do Sul.
As escolas participantes são as seguintes: Escola Estadual de Ensino Fundamental JANUÁRIA LEAL, Escola Estadual de Ensino Fundamental CÔNEGO ORTIZ, Escola Estadual de Ensino Fundamental PATRÍCIO DIAS FERREIRA, Escola Municipal de Ensino Fundamental INOCÊNCIO PRATES CHAVES, Escola Municipal de Ensino Fundamental AUGUSTO VITOR COSTA e Escola Municipal MARIA JOSÉ DA ROSA.
A coordenação do Programa em Caçapava do Sul, contou com o SGT Diego de Souza, SD Teresa Leal e SD Franciele Pincolini, instrutores do PROERD.
Também acompanharam a cerimonia inicial, a Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes; a Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR; Cátia Cilene; representando o Conselho Tutelar, Elisete Fagundes e Lucilaine Rodrigues.

Data de publicação: 30/11/2023

Créditos: Kau Teixeira