Frigorífico de Caçapava recebe da Prefeitura o SISBI e poderá comercializar carne para todo o país por William Brasil

A Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, fez na manhã desta quarta-feira, dia 15, o Lançamento do Título de Adesão das Empresas Caçapavanas ao Programa SISBI- Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal. No lançamento, o Frigorífico São Luiz foi a primeira empresa a receber o certificado, que garante à empresa o selo de qualidade para comercializar produtos para todo o país.
Participaram do lançamento o Prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy e o Vice-Prefeito, Luiz Guglielmin; a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, promotora do Evento, Michele Mendes e o adjunto Matheus Oliveira; o Presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, Prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; o Secretário Executivo do Consórcio do Jacuí, Altemar Rech, e o Coordenador do Programa SISBI; Simeão Setembrino da Silveira Filho; o Coordenador do SIM, Marcelo Cunha; André Marques Evangelho, Médico Veterinário Municipal; o Procurador Jurídico Municipal, Luciano Pavanato, a Secretária da Fazenda Ihoko N. Mota; os diretores do Frigorífico São Luiz, Antonio Rodrigo de Souza Trindade e Thiago Teixeira Dias, e os funcionários da empresa.
No evento, o Consórcio Municipal entregou à Prefeitura de Caçapava do Sul o Certificado de Adesão do Município ao SISBI. Por sua vez, a Prefeitura fez a entrega do Certificado ao Frigorífico, garantindo a ele o selo exigido para comercializar carne a todo o Estado.
Nas falas, o Prefeito Giovani, A Secretária Michele e o Presidente do Consórcio do Vale do Jacuí, Marciano, frisaram do avanço que esta adesão trará aos produtos rurais comercializados, como a carne e embutidos, e, no futuro próximo o mel. E que este é o passo mais importante do município em décadas para os produtores rurais, MEis e Empresas que comercializam produtos do campo e, que, num futuro próximo, mais produtos poderão aderir ao SISBI.
Sobre o SISBI
Oito consórcios públicos municipais de todo o país, incluindo dois do Rio Grande do Sul, o do Vale do Jacuí, onde se encontra Caçapava do Sul, e o de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), receberam no dia 26 de novembro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A entrega ocorreu na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, faz parte de um projeto piloto do Ministério chamado Consim, e teve a presença da Prefeitura de Caçapava do Sul.
Com o Sisbi, empresas instaladas nos municípios que têm adesão, têm a oportunidade de comercializar produtos com selo de inspeção e qualidade. Os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), vinculados a estes consórcios, podem ser exportados para todo território nacional. Isso fortalece a economia local e micro e pequenos empreendedores.
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CV-Jacuí) tem 12 municípios participantes com dois estabelecimentos registrados no setor de carnes, embutidos e derivados (Caçapava do Sul) e ovos e derivados (Sobradinho). Caçapava do Sul também já solicitou a inclusão de outros produtos de origem animal, como o mel (processo em andamento).

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 15/12/2021