Na manhã da quinta-feira, 11 de janeiro, o Secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo, juntamente com Giordano Borba, assessor do prefeito Giovani Amestoy, realizaram uma visita importante à FIDA.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias e buscar apoio financeiro para o projeto de revitalização de um importante prédio histórico no município a “Casa dos Ministérios”.
Os representantes municipais foram recebidos pelo diretor da FIDA, Irani Cioccari, que expressou entusiasmo em participar de iniciativas que visam preservar e valorizar o patrimônio histórico da região.
Durante a reunião, foi apresentado o projeto de Restauro que foi aprovado pela LIC através do PROCULTURA em 2023, orçado em 991 mil reais, que pode ser patrocinado por empresas que pagam ICMS ao Governo do Estado.
Stener Camargo destacou a importância do prédio histórico em questão, ressaltando seu valor cultural e turístico para Caçapava do Sul. "Estamos empenhados em preservar nossa rica herança histórica, e a revitalização deste edifício é crucial para garantir que as futuras gerações possam apreciar e aprender com nossa história", afirmou o secretário.
Giordano Borba acrescentou que a parceria com a FIDA é fundamental para o sucesso do projeto. "A FIDA é reconhecida por seu compromisso com a comunidade. Estamos confiantes de que, juntos, podemos alcançar nossos objetivos e proporcionar à comunidade um espaço revitalizado que celebre a identidade cultural", destacou o assessor do prefeito.
Irani Cioccari, diretor da FIDA, agradeceu à iniciativa, enfatizando a importância da colaboração entre setores público e privado para a realização de projetos dessa natureza. "Estaremos avaliando a possibilidade de contribuir para a preservação do patrimônio histórico de Caçapava do Sul. A FIDA está comprometida em apoiar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a conservação da cultura local", declarou Cioccari.
O projeto que teve sua captação aprovada em fevereiro de 2023 já possui patrocínio das empresas Dagoberto Barcelos, Distribuidora RM e Super Engenho, sendo que todas as empresas que pagam ICMS para o estado podem patrocinar até 20% do valor pago no projeto de restauro.
Luís Carlos Machado - Jornalista MTE 18013-RS

Data de publicação: 12/01/2024