O prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo Stener Camargo e a secretária de Planejamento e Meio Ambiente Cássia Freitas participaram da abertura do 15º Siepe - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão,

Extensão, da Unipampa - Universidade Federal do Pampa na tarde da terça-feira, 28 de novembro.

Amestoy ressaltou da importância do Campus da Unipampa em Caçapava do Sul falando sobre o progresso do município e da capacitação de pessoas como no caso dos dois secretários municipais presentes, egressos da Unipampa, Stener Camargo e Cássia Freitas bem como da importância que a Unipampa teve, tem e terá junto ao projeto Geoparque Caçapava que, com a união da UFSM e do Executivo Municipal recebeu o selo Geoparque tendo sido fundamental a presença do Campus ao levar as belezas naturais de Caçapava do Sul para o mundo.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressaltou a retomada do Siepe em formato presencial e elogiou a mobilização do público e a quantidade de trabalhos inscritos.
Após a abertura oficial, a Mesa Redonda Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO discutiu o conceito de Geoparque, com a participação do professor André Borba, da Universidade Federal de Santa Maria, do geólogo Marcelo Lusa, da Unipampa, do secretário Stener Camargo e da coordenadora municipal do Geoparque, Alizandra Danzmann. A mediação ficou a cargo do diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas.
Durante a mesa redonda, temas como as formações rochosas de Caçapava do Sul, seu potencial turístico e iniciativas como o Geodia e os Guardiões do Geoparque foram abordados. Além disso, foi relembrado o processo de reconhecimento do Geoparque Caçapava, com destaque para estratégias territoriais, geoprodutos e características peculiares do município.
Ass. Imp. Prefeitura de Caçapava do Sul
Texto e fotos: Luís Carlos Machado - MTE 18013-RS