Aconteceu no último final de semana, dias 18 e 19 de novembro, o Festival de Theatro Maykel Teixeira, idealizado pelo Grupo de Teatro Colcha de Retalhos em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Caçapava do Sul (SECULTUR).

O prefeito Giovani Amestoy e o secretário de Turismo e Cultura, Stener Camargo, marcaram presença no evento, congratulando-se com os organizadores, familiares dos homenageados e público em geral.
O projeto foi desenvolvido pela equipe formada por Alex Freitas, Patriny Moraes, e William Silveira e contou com o apoio geral dos integrantes do grupo Colcha de Retalhos.
Participaram do festival diversos grupos de diferentes municípios do Estado. Cidades como Rio Grande, Pelotas e São Gabriel, trouxeram seus principais grupos teatrais, entre eles, o Coletivo Kháos, Cia Atrás Das Cortinas, Cia Teatral Dos Pampas, Duo Duou e Teatro Padre Anchieta.
Todos os grupos de teatro receberam o Troféu ÉDER DIAS, que homenageia à memória do Edinho, uma figura caçapavana muito conhecida, cabeleireiro, carnavalesco, e que também atuou nos palcos do teatro caçapavano ao lado de Maykel Teixeira.
O Festival de Theatro Maykel Teixeira, busca honrar à memória do Maykel, à sua família e retomar a realização dos festivais em nossa região, sendo que Caçapava do Sul já fora palco regional dos festivais de teatro.
Maykel Teixeira, atuava, dirigia, desenhava o figurino, montava a iluminação, entre tantas outras façanhas, um artista completo.
Em sua juventude apresentava peças de teatro na escola, O Macaco e a Velha, O Rapto da Cebolinha foram algumas delas.
Foi integrante pioneiro do Grupo Adaptação, antigo grupo de teatro caçapavano. Com seus companheiros de palco, participou de muitos festivais e ganharam muitos troféus representando o seu município, Caçapava do Sul.

Data de publicação: 24/11/2023

Créditos: Kau Teixeira