Com as presenças do Prefeito Giovani Amestoy, do Secretário e Secretário Adjunto de Turismo e Cultura, Stener Camargo e Erni Rocha, respectivamente,

acontece na manhã desta quinta-feira, 23/11, no salão de eventos da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – o 25º encontro da Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o encontro tem como sede o Parque Natural da Pedra do Segredo.
O evento, organizado pela rede de Unidades de Conservação do Estado (UCs RS), visa reunir gestores e servidores das UCs Municipais, Estaduais (SEMA), Federais (ICMBio) e RPPNs, estudantes, pesquisadores e apoiadores de áreas naturais protegidas, objetivando o debate de questões referentes as Unidades de Conservação (UCs) e suas respectivas categorias, bem como a troca de experiências entre os participantes, unindo, fortalecendo e valorizando as UCs do interior do estado, difundindo o debate de conservação junto as comunidades locais.
O Prefeito Giovani Amestoy usou da palavra, parabenizando os promotores e participantes do evento, chamando a atenção para o trabalho imprescindível que o PNM da Pedra do Segredo vem desenvolvendo junto aos Turistas que lá visitam, como também, a responsabilidade de toda a equipe, gerenciada pela Jackeline, em relação ao meio ambiente.
A gestora do Parque Natural Pedra do Segredo, Jackeline Moreira, agradeceu a presença de todos no evento e pontuou que o PNM da Pedra do Segredo é uma área protegida, que resguarda a biodiversidade e a geodiversidade singular do Pampa Gaúcho e que sua gestão atua há 5 anos, sempre participando dos encontros da Rede de Unidades de Conservação.
O evento tem a realização da Rede de UCs RS, PNM da Pedra do Segredo, PNM dos Morros, Tuna Ecoturismo, UNIPAMPA, Prefeitura de Caçapava do Sul e Geoparque Caçapava. Conta com o apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, UFSM, UFRGS e UFFS. E com as parcerias do Jardim Botânico de Porto Alegre, do Projeto Papagaio Charão, Projeto Felinos do Pampa, do PAT – Plano de ação Territorial Campanha Sul e Serra do Sudeste e Atama Filmes.
Estão participando do encontro o Diretor da UNIPAMPA, José Rojas; Analista Ambiental da SEMA, Daniel Slomp; Chefe da Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Cientificas da SEMA, Patricia Witt; a Secretaria da Rede da UCs RS, Marina Ferrarese e diversos palestrantes versando sobre a proteção do Meio Ambiente, como conservar a flora, fauna, setor hídrico, entre outros.
Acontece ainda hoje na Chácara do Forte a exibição do filme “Sobreviventes do Pampa”, para todos os participantes e amanhã o encontro continua no Parque Natural Pedra do Segredo.

Data de publicação: 23/11/2023

Créditos: Kau Teixeira