As Universidades Federal do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM), junto da Prefeitura de Caçapava do Sul e do Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançaram na noite desta quinta-feira, dia 04, no Campus da Unipampa

Caçapava, o Projeto Progredir Geoparque Caçapava do Sul.
O Programa oferecerá diversos cursos profissionalizantes às pessoas preferencialmente inscritos no cadastro único. Os cursos profissionalizantes serão voltados a setores do comércio (hotelaria, serviços de receptivos turísticos, de restaurantes, lancherias, lojas em geral) e prestação de serviços como explicou a responsável técnica pelo Programa, Angelita Zimmermann, Técnica em Assuntos Educacional da UFSM.
Participaram do Lançamento compondo a mesa de autoridades o diretor do campus Caçapava do Sul da Unipampa, José Rojas; o Pro Reitor de Extensão da UFSM, Flávi Lisboa; o prefeito Giovani Amestoy; Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo; vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores, Antônio de Almeida Filho- Lelo; Coordenador Científico do Caçapava Geoparque Mundial UNESCO, André Borba; Alizandra Danzmann, Coordenadora do Geoparque Caçapava e Franciele Mello, Secretária adjunta da Assistência Social.
O diretor do Campus Caçapava, Rojas, frisou a importância do Programa para o desenvolvimento de Caçapava e de ter dois alunos oriundos da Unipampa na UFSM a frente do projeto, citando com carinho os seus ex-alunos, secretários Cássia Freitas (geral) e Stener Camargo (Secultur).
Flavi Lisboa (UFSM) falou da oportunidade e diversidade de cursos que o projeto ofereceu na Quarta Colônia, alavancando o mercado de trabalho qualificada nas cidades da região e de seu encontro, mês, passado, na Espanha, com Antonio Sanz, um dos avaliadores responsáveis pela nota do Geoparque Caçapava, que lembrou com carinho do território municipal.
O Secretário Stener e Prefeito Giovani salientaram a importância das universidades federais e parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para trazer recursos de capacitação e qualificação educacional e profissional para o desenvolvimento de Caçapava do Sul e de outras cidades do Pampa Gaúcho, frisante o trabalho coletivo com os mais de 120 geoparceiros cadastrados, sejam pequenos produtores e empresários, que, juntos, estão buscando promover mais emprego e renda para o município e região, além de divulgar o turismo regional das belezas do município.
Dentre as autoridades de município presentes estavam ainda Leandro Gabbi (responsável pela área de desenvolvimento na Pró-Reitoria de extensão da UFSM); Secretários de município Cassia Freitas (Planejamento e Meio Ambiente), Gislaine Huerta (Educação), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), William Brasil (Geral e Comunicação), Cátia Cilene Morais Dutra (Coordenadora de Promoção Municipal de Igualdade Racial), Erni Rocha (Adjunto da Secultur); Assessores Municipais Cassius Poglia e Giordano Borba; Presidente do CLD João Henriques, pres. Sindicatod dos Trabalhadores Rurais Ademar Wagner, representantes da Cotrisul.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 05/04/2024