Na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro foi muito especial para o Grupo de Famílias de Crianças Surdas do município, que durante aproximadamente uma hora puderam dialogar com o prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy.

A iniciativa, que partiu das mães das crianças, levou o grupo composto por crianças, jovens e adultos surdos bem como seus familiares, ao Gabinete do Prefeito para exposição de demandas, discussão de necessidades que atingem a comunidade surda de Caçapava do Sul bem como a busca de soluções.
Conforme o grupo, são realizados encontros quinzenais no Centro Multidisciplinar, porém esta frequência é pouca para que haja a troca da Língua entre os pares surdos e familiares que estão no processo de aquisição Linguística e por isso devem ampliar o número de encontros mensais. Além disso o local já é pequeno para atender o número atual de frequentadores e com o aumento de participantes o local pode se tornar inadequado.
O prefeito Giovani Amestoy saudou os presentes e disse que conheceu o trabalho do grupo em evento realizado recentemente e que entende que as demandas são muito importantes. Ele manifestou-se afirmando que o momento é de inserir e garantir o direito a comunicação entre todos e que, como gestor do poder público pode ajudar e já tem ideias a propor para as secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Turismo a fim de propiciar cursos de LIBRAS para que mais pessoas tenham acesso à Língua Brasileira de Sinais em Caçapava do Sul e que deve buscar viabilizar a inserção da língua nos eventos propostos pela prefeitura.
Além do Grupo de Famílias de Crianças Surdas do município, composto por crianças, jovens e adultos surdos, estavam presentes pela Seduc, Alice Dutra, Coordenadora de Educação Especial e Adriana Pereira Coordenadora de Educação Infantil bem como as professoras de Libras Patrícia Frazão, Deise Luiz e Joselaine Vivian o vereador Caio Casanova e o assessor Peter Linhares.

Ass. Imp. Prefeitura de Caçapava do Sul
Texto e foto: Luís Carlos Machado - MTE 18013-RS