Com o gabinete lotado o prefeito, Giovani Amestoy, sancionou na manhã da sexta-feira, 24, a lei que doa uma área à União para seja possível a implementação e instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul.

Amestoy, em seu pronunciamento, falou aos presentes que este projeto é muito importante por que credencia Caçapava do Sul a receber uma unidade do Instituto Federal Farroupilha. O prefeito relembrou das visitas em Santa Maria e em Brasília, no Ministério da Educação, quando foi informado que Caçapava do Sul teria grandes chances de receber a instituição mas que para isso deveria fazer transformar essa possibilidade em realidade. A partir daí um grupo de entusiastas formou comissão que mobilizou-se a fim de alcançar mais esta importante conquista para Caçapava do Sul.
O prefeito de Caçapava do Sul lembrou que toda vida foi de estudante em escola pública mas que teve que sair de Caçapava do Sul para cursar uma faculdade, indo para a UFSM. Lembrou ainda que a UNIPAMPA foi um marco importante para Caçapava do Sul e tem certeza que a vinda do IFFAR trará perspectivas ainda melhores.
Também presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Tondo falou sobre momento importante que mostra a intenção de Caçapava em continuar crescendo e que a educação é fator fundamental para isso. “Que hoje a partir da sansão desta lei Caçapava do Sul possa ter uma unidade do IFFAR para que ele possa ajudar pela educação oportunizar os jovens que procuram cursos a partir do ensino médio longe de nosso município” disse Tondo. Parabenizou Amestoy pela iniciativa e entrar na brigar pelo IFFAR e o empenho de diversos segmentos do município na busca do investimento em Caçapava do Sul.
Um dos grandes entusiastas pela vinda do IFFAR para Caçapava do Sul, o vereador Luiz Fernando Torres – Boca disse que vê de forma gratificante o esforço concentrado na busca deste importante investimento no município de Caçapava do Sul. “Conseguimos organizar tudo dentro do prazo necessário e esse é um momento histórico afinal só dois municípios aprovaram doação de terreno para implementação e instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha: Santa Maria e Caçapava do Sul.
O empresário Eraldo Vasconcelos também se manifestou agradecendo a todos que colaboraram em especial ao vereador Boca. Lembrou que o momento é de grandes conquistas como o Geoparque Caçapava Unesco e em breve o IFFAR. E que o importante para Caçapava é que, independentemente de qualquer coisa o importante foi ver que todos abraçaram a causa.
Já a vereadora Mirella Biacchi disse estar muito feliz lembrando que sozinho ninguém faz nada, manifestando seu agradecimento a todos que participaram do trabalho.
Em seu momento, o vereador Antônio Almeida Filho – Lelo, disse que este momento é muito satisfatório pois este movimento uniu todos os vereadores para criar a possibilidade de poder ofertar o terreno para que o IFFAR venha para Caçapava do Sul.
A vereadora Jussarete Vargas lembrou que todos que estavam presentes tem um pouco de responsabilidade e por isso já estão de parabéns.
O professor Norton Ferreira lembrou que teve a oportunidade de fazer a justificativa ao IFFAR onde destacou a Metade Sul e suas características específicas sendo a menor estrutura fundiária do Brasil, ligando a questão agropecuária bem como uma área que perde população a cada dia e principalmente que é preciso sensibilizar e qualificar o jovem sendo que foi amplamente demonstrado que esta região não tem Instituto Federal Farroupilha.
Ferreira agradeceu o empenho da secretária de Planejamento e Meio Ambiente Cássia Freitas que não estava presente no momento por estar em Brasília.
Já a secretária Gislaine Huerta parabenizou o vereador Boca e o prefeito Giovani por terem abraçado a causa lembrando que a educação em Caçapava do Sul está boa e com o IFFAR vai ficar ainda melhor pois os cursos serão ofertados aos alunos de Caçapava do Sul e região, trazendo um grande salto na educação.
A vereadora Patrícia Castro parabenizou tanto o vereador Boca, quanto a secretária Cássia e o prefeito Giovani Amestoy citando que mesmo havendo divergências no campo político o que importa é que todos abracem a causa pelo município.
Edimar Fonseca, coordenador pedagógico da SEDUC, relatou as qualidades do Instituto Federal Farroupilha e agradeceu aos colegas por poder auxiliar na montagem da justificativa.
Encerrando os pronunciamentos o vice-prefeito e secretário Geral do município Luiz Guglielmin afirmou que a vinda do IFFAR deve mudar a realidade de Caçapava do Sul pois formará jovens preparados para o mercado de trabalho. Guglielmin agradeceu o apoio de todos os vereadores que abraçaram esta causa tão importante.
Ass. Imp. Prefeitura de Caçapava do Sul
Texto: Luís Carlos Machado - MTE 18013-RS