A Prefeitura de Caçapava do Sul promoveu, na noite desta segunda-feira (18), a capacitação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentro da campanha Faça Bonito. O evento reuniu servidores municipais, profissionais da rede de proteção, representantes de entidades, autoridades do Judiciário e segurança pública.
A atividade foi realizada de forma conjunta pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação, Esporte e Lazer e Saúde, com o objetivo de fortalecer o diálogo, a conscientização e as estratégias de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Durante a abertura, foi destacada a importância do 18 de Maio, data instituída nacionalmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez, símbolo da luta pela proteção integral de crianças e adolescentes no Brasil.
Ao longo do dia, o município realizou diversas ações de mobilização, entre elas um pedágio informativo promovido pelas equipes do CRAS Sul, CRAS Floresta e CREAS, com distribuição de materiais educativos e orientações à população. Também foi realizada a Caminhada da Campanha Faça Bonito, reunindo centenas de participantes em defesa da infância e da adolescência.
A programação da noite contou com a presença do prefeito municipal Marcelo Spode, além de representantes do Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar e profissionais da área da assistência social e saúde.
Durante o evento, os secretários municipais Augusto Tolfo, Janice Alves Marques e Cristina Spode ressaltaram a importância do trabalho integrado entre os setores públicos e da atuação permanente da rede de proteção no acolhimento, prevenção e combate às violações de direitos de crianças e adolescentes.
A capacitação foi organizada em formato de painel, promovendo troca de experiências, reflexão e orientação aos participantes, reforçando o compromisso do município com a proteção da infância e da adolescência.
Confira algumas fotos do evento!