Caçapava inaugura albergue para pessoas em vulnerabilidade Local definitivo conta com amplo espaço e “au-bergue” para que os moradores de rua abriguem também seus pets Por William Brasil

A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 16, a inauguração do Albergue Municipal de Caçapava do Sul Profº Ney Antônio Goulart Tavares.
A cerimônia, que contou com a presença do Prefeito, Sr. Giovani Amestoy e o Vice-Prefeito, Luiz Guglielmin; da Secretária de Assistência Social e 1ª dama, promotora desta inauguração e responsável pelo Albergue Municipal, Andressa Lisboa Amestoy e sua adjunta Zoé Silveira; dos vereadores, Caio Casanova (PDT), proponente do nome do Albergue; do Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Paulo Pereira (PDT), Mirella Biacchi (PDT), que doou o espaço de abrigar cães dos moradores do albergue (Au Bergue) e Jussarete Vargas (PDT); do vereador de Lavras do Sul, Adilson Seixas, Zita Ragagnin (Rotary Clube Maria Augusta) e Elton Ragagnin (Rotary Club Caçapava- doador do local à Prefeitura); além de secretários de governo da Educação (aristides Costa), Fazenda (Volnei Rosso) e Obras (Acidemar Mello), Diretor da Câmara de Vereadores (Cassius Poglia); imprensa e familiares de Nei Tavares.
A cerimonia foi tomada pela emoção dos familiares ao falarem de Nei Tavares e pelas falas das autoridades que citaram a importancia de um espaço que acolha pessoas em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua, crescente devido a crise financeira e social instalada pela pandemia. A Cantora Francielle Mello, que coordena o Albergue, fez uma canção a todos presentes.
Os albergados, 18 no total, também estavam curiosos para conhecerem o novo lar e ficaram empolgados com a casa doada à Prefeitura pelo Rotary Club Caçapava e reformada e equipada pela Secretaria de Assistência Social.
Em junho deste ano, iniciamos um albergue provisório para ajudar a melhorar as condições de vida dos moradores de rua e abriga-los do frio intenso. Projeto este que foi muito apoiado por toda a comunidade Caçapavana, que sempre ajudou com alimentos, cobertores, camas e itens pessoais e de higiene a nossa população em vulnerabilidade. Nos últimos anos, a população de rua cresceu em torno de 40%, aumentando a necessidade de criar este serviço em Caçapava do Sul, conhecida pelo rigoroso inverno e por noites frias e úmidas, e hoje,estamos atendendo uma demanda de décadas da população”, frisou Andressa, agradecendo a todos que ajudaram a realizar este projeto de plano de governo social.
A nomeação do albergue foi indicação do Vereador Caio Casanova (PDT), com o Projeto de Lei nº 4705/2021 aprovado na Sessão Legislativa do dia 30/11/2021. A Vereadora Mirella Biacchi, da Causa Animal, em parceria com a Assistência Social criou o Au Bergue, espaço para que os pets dos albergados tem, com casinha, ração e água, no Pátio do Albergue para que os animais acompanhem seus donos.
Ney Tavares, foi um importante cidadão caçapavano, professor do Estado e universitário, vereador por 3 mandatos, Presidente da Câmara de Vereadores em 2003, secretário municipal da Fazenda, Educação, Geral, Secretário interino de Assistência Social; Presidente do Automóveis Clube e Clube União, figura conhecida por participar de projetos sociais e educacionais.
Ney era casado com Vera Tavares e tinha quatro filhos, Vagner, Joice, Janice e Leonardo, 6 netos e 3 bisnetos, todos presentes no evento, juntamente com seus irmãos Sérgio e Marisa.
Ney faleceu dia 01 de novembro de 2020, aos 69 anos, vítima de Covid-19 e disputava uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições municipais 2020 pelo PDT.
Fotos por Catherine Vargas

Fonte: Imprensa Municipal