Município receberá homenagem em Festival que enaltece cultura afro no estado

Por William Brasil
Caçapava do Sul foi convidada para ser o município homenageado no Festival Cabobu, que será realizado em Pelotas, entre os dias 21, 22 e 23 de Abril deste ano e que enaltece a Cultura Afrobrasileira através do Sopapo (instrumento de tambor de origem africana).
O convite foi feito pela produtora do evento, Sandra Narcizo, que teve seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC) e pela Natura Musical. A produtora esteve com sua equipe em Caçapava do Sul na manhã desta segunda-feira (23), onde se reuniu com o prefeito Giovani Amestoy, a Coordenadora Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Catia Cilene Dutra Morais, o Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e o Coordenador de Comunicação, William Brasil.
“O Festival que foi idealizado em 1999 e 2000 por Giba Giba, músico, pesquisador e ativista
cultural (em memória), está sendo resgatado, nesta terceira edição, em parceria com Edu Nascimento (seu filho) e homenageia mestres da Cultura Negra do Rio Grande do Sul, bem como promove a discussão da pauta da equidade e racismo. Estamos convidando Caçapava pelo trabalho do Compir e do Município pela promoção da igualdade e por ser berço do Sopapo, assim, como Pelotas, e ter pessoas como Tio Cida (Mestre de Sopapo) e o Grupo Clara Nunes, que fazem apresentação com o instrumento”, disse Sandra.
O festival, cujo nome leva as iniciais dos mestres precursores do instrumento no Estado, Cacaio, Boto e Bucha - CABOBU terá mesas redondas (com participação do Compir), oficinas, e shows locais e nacional (com artistas renomados a confirmarem), é gratuito e aberto ao público. O Cabobu, que foi contemplado pelo Projeto de Incentivo Cultural da Natural, vencendo outros mais de mais de 3.720 projetos enviados de todo o Brasil, tem também o apoio da Prefeitura de Pelotas.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 25/01/2023