Projeto Obirin encerra atividades da primeira etapa no Rio Grande do Sul

Muito mais do que a visibilidade da luta, o mês da mulher foi de finalização de ciclos para o projeto Obirin - Mulheres em rede fazendo história no Rio Grande do Sul.
No dia 12, participantes de Santa Maria, São Sepé e Caçapava, municípios contemplados pela iniciativa nesta etapa, marcaram presença em um encontro realizado na sede do 2° Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), em Santa Maria.
Além de uma dinâmica com a artista Daiani Brum, mais de 20 mulheres participaram de atividades de integração e retomada de temáticas como autocuidado e saúde, empreendedorismo, trabalho coletivo, violência contra a mulher, entre outros trabalhados durante os últimos seis meses.
A presidente da Associação de Cultura e Arte Negra Ará Dudu, entidade que assina a realização do projeto no Estado, Carmen Lúcia Severo, fala sobre a satisfação de proporcionar oportunidades para mulheres nos tempos atuais.
-O projeto foi pensado com carinho. Notamos que as mulheres que queriam e precisavam, ficaram até o final do curso. E isso é extremamente importante, especialmente levando em consideração a situação econômica do país, que afeta principalmente a periferia. Então, um projeto de geração de trabalho e renda feito o Obirin é muito bom neste contexto - enfatiza Carmen.
No final do encontro, foram entregues tablets Multilaser para as participantes que tiveram mais de 75% de presença nas preleções. O aparelho deve possibilitar a continuidade das atividades, principalmente as ligadas à geração de renda, para essas mulheres fora do âmbito do projeto.
Com o resultado positivo da experiência, a Associação Ara Dudu já trabalha com a possibilidade da criação de uma nova etapa, na qual o raio de abrangência do Obirin será maior e outros municípios gaúchos serão contemplados.
O QUÊ É?
Obirin - Mulheres em rede mudando realidades é um projeto contemplado pelo programa de combate à violência contra a mulher do Magazine Luiza, com apoio operacional da Editora MOL e do Prosas. A iniciativa visava qualificar 50 mulheres participantes de grupos e entidades atuantes em três municípios da Região Central: Santa Maria, São Sepé e Caçapava do Sul.
Assessoria de Imprensa Obirin
Arianne Lima - Jornalista MTB 19.916/RS