Prefeitura de Caçapava do Sul promove encontro estadual de Promoção de Igualdade Racial

Resumo: Evento contou com presença de Secretário e Coordenador Nacional, lotados no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e mais de 26 autoridades de 18 municípios do Estado, em evento que reuniu quase 100 pessoas (nos dois dias) que tem, em Caçapava do Sul, a Embaixadora gaúcha na Promoção da Igualdade Racial. Confira matéria na íntegra
- A Prefeitura de Caçapava do Sul deu início na quarta-feira, dia 25, ao Encontro Presencial do “Seminário de Sensibilização dos Gestores Municipais para Ações e Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial no Estado do Rio Grande do Sul”. Caçapava do Sul, que leva o título de “Embaixadora da Promoção de Igualdade no RS”, reuniu 18 municípios, com autoridades e representantes de órgãos e organizações que tratam do assunto. O evento teve ainda a participação de mais de 90 pessoas no Salão de atos do Instituto Municipal de Educação durante os dois dias de Palestras sobre leis, políticas públicas, programas e acessos de Promoção de Igualdade Racial.
Caçapava foi escolhida como a cidade embaixadora no Rio Grande do Sul devido seu avanço nas políticas públicas de Promoção de Igualdade Racial, sendo uma das poucas cidades do Estado do Rio Grande do Sul que tem coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial; por ter leis de promoção de Igualdade, e ser uma das 10 cidades, no Estado gaúcho, a ter aderido ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial.
O Seminário presencial, que teve duração de dois dias no município, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) e da Coordenadoria de Comunicação Municipal e teve como apoio o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através do Sinapir, a União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), as Universidade Federal do Pampa - Unipampa, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Famurs, AGM-Associação Gaúcha Municipalista, Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra/RS, Movimento Negro Unificado - Nacional, Comissão Especial OAB- RS, Observatório de Direitos Humanos da UFSM, CODEPAMPA, Assudoeste, Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, Nucress Vale do Rio Pardo e AMCSerra e participação especial do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa Gaúcho-Comunidade Cigana, Associação dos Povos Ciganos e Itinerantes do Rio Grande do Sul e Pastoral dos Nômades do Brasil.
Após as falas das Autoridades, o Coordenador Nacional de Promoção de Igualdade Racial, Dr. Helbert Garandy Pitorra, e o Secretário Nacional de Promoção de Igualdade Racial, Paulo Roberto, ambos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, falaram sobre a política nacional de promoção de igualdade, sobre o acesso ao Sinapir e a necessidade de um mutirão de adesão no Estado do Rio Grande do Sul, que está atrás de outros Estados no quesito Promoção da Igualdade Racial. Eles falaram também dos recursos disponíveis, e a importância ao combate ao racismo e de qualquer tipo de preconceito.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 27/08/2021