Caçapava do Sul faz adesão a sistema Nacional de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial

Desde ontem (24), após a divulgação em Diário Oficial, o município de Caçapava do Sul faz parte de um seleto grupo de cidades do país que tem adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), ou seja, pode organizar e receber recursos para políticas e serviços públicos destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil e captar recursos de promoção.
De acordo com a Coordenadora de Promoção de Igualdade Racial do município, Cátia Cilene Dutra Morais (Compir-criado em 2018), isso só foi possível graças ao interesse do Poder Público na criação do Compir e discussão de programas e políticas públicas voltadas à população negra.
“Agradeço a todas as parcerias construídas pelo Compir e diálogos com nossa população negra para este marco de políticas públicas. Ao gestor Municipal, Prefeito Giovani Amestoy, e ao nosso ex-Procurador, o advogado Vinicius Nahan, pelo interesse de ambos em criar coordenadoria e Leis de Cota e Promoção de Igualdade Racial e quem foram os responsáveis para, 132 anos de pós - abolição, assegurar que o município promova ações efetivas para desconstruir o que conhecemos como racismo estrutural”, celebrou a professora e ativista negra responsável pelo Compir.
SINAPIR
O Sinapir é coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), tem o objetivo de organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços.
“Com o ato (a adesão), levaremos às pessoas, que são o alvo de toda a política governamental, a promoção da igualdade de oportunidades”, destacou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.
Os estados e municípios que aderem ao Sinapir podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, fazem parte do sistema 22 estados, o Distrito Federal e 91 municípios.
Os participantes podem ainda concorrer a bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.
Um dos principais pilares de sustentação do sistema é a prevenção, o que dá aos municípios de pequeno, médio e grande porte uma posição de igualdade uma vez integrantes.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 25/03/2021