Caçapava do Sul está implantando Centro Municipal Multidisciplinar

Por William Brasil

O Município de Caçapava do Sul - que já foi destaque regional pela implantação da Escola de Turno Integral Patrício Dias Ferreira, reduzindo o déficit de aprendizagem com aulas extracurriculares- está inovando novamente com a Criação do Centro Municipal Multidisciplinar, para melhorar o desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem com acompanhamento de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.
O Centro atenderá alunos com dificuldade/transtorno no processo de aprendizagem, deficiência intelectual, baixa visão/cegueira, surdez/ deficiência auditiva, TEA, altas habilidades/superdotação, entre outros encaminhamentos advindo das dificuldades diagnosticadas e que irão para a avaliação e acompanhamento do Centro, disse Alice Huerta, Coordenadora Municipal de Educação Especial.
“O investimento do Centro será de recurso Livre e não será um projeto de governo, mas uma Política Pública Municipal. Ele funcionará na Escola Eliana Bassi de Melo - que era estadual e seria fechada, mas foi municipalizada e assumida pela Prefeitura, onde também será implantada a Escola da Floresta e Ensino Integral-, valorizando a Escola, a região e garantindo mais qualidade à educação municipal”, disse Jordana Morais de Lima, coordenadora do Centro.
Ele terá parceria com Assistência Social e Saúde, de forma que o trabalho seja conjunto, em diálogo, para um melhor objetivo no desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.
O ensino será colaborativo entre professores, pais, e equipe do Centro, composta por professores, psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, além de atendimento diferenciado, como musicoterapia e equoterapia (terapia com cavalos) que já vem ocorrendo na Educação Especial Municipal e a cinoterapia (cães e gatos) que também será implantada através da parceria com APAE.
Para as educadoras especiais, a pandemia dificultou ainda mais o aprendizado de crianças especiais, pois a mediação com jogos e a sociabilização ajudam no desenvolvimento, e com o distanciamento social essa intervenção direta ficou prejudicada.
Ainda segundo as educadoras especiais, Caçapava atende uma média de 15 alunos por escolas, mais de 350 alunos são atendidos na Educação Especial em toda a rede municipal, além de outras dezenas de alunos que são atendidos pela APAE Caçapava do Sul matriculados em cidades da região, como Lavras e Santana da Boa Vista.
“Vale ressaltar que a partir da educação infantil, se começa a identificar dificuldades cognitivas e déficit de aprendizagem e, desta forma, através do Centro, e toda a rede que ele contemplará de atendimento, podemos trabalhar com intervenção e estimulação precoce.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 27/04/2021