Visita a Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares (COOPERLAF), na cidade de Boqueirão do Leão/RS

No último dia 12 de abril a Secretária de Agropecuária de Caçapava do Sul, Michele Mendes, o Médico Veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Marcelo Cunha e a Técnica Agrícola da EMATER, Cacilda Freitas estiveram visitando a Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares (COOPERLAF), na cidade de Boqueirão do Leão/RS.
O grupo foi recebido pelo Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Gilnei Zanus, pela Presidente, Debora Berghahnn e pelos fundadores da Cooperativa, Leandro Peterson, Técnico em Agropecuária e Celita Peterson, Técnica Agrícola da Emater/RS-Ascar.
A visita foi motivada pelo exemplo da COOPERLAF, fundada em 2010, que tem hoje 30 (trinta) famílias associadas e comercializa cerca de 89 produtos agrícolas, com forte presença em mercados institucionais por meio dos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAB).
Segundo a Secretária, o Município está engajado em formalizar as agroindústrias para que produtos da agricultura familiar estejam presentes na merenda escolar, sejam vendidos na região e os produtores familiares agreguem valor nos seus produtos: “Temos a meta da regularização de ao menos 03(três) agroindústrias no ano de 2022 em Caçapava. Nosso potencial é excepcional, temos diversos agricultores familiares no Município e uma demanda enorme por estes produtos.”

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 03/05/2022