Prefeitura e Câmara discutem crise hídrica e falta de água no interior

O Prefeito Giovani Amestoy, acompanhado da Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, e seu adjunto Matheus Oliveira, se reuniram na Presidência da Câmara de Vereadores na última sexta (25) para discutirem sobre a seca que assola o município de Caçapava do Sul.
O prefeito falou sobre a situação crítica que o Estado do Rio Grande do Sul, e seus municípios, dentre eles Caçapava do Sul, vêm sofrendo pela estiagem com previsão de racionamento, conforme anunciado pela Corsan na semana passada, caso siga a falta de chuvas volumétricas e que o município já teve os Decretos reconhecidos pelo Estado e Federação, mas que ainda não teve nenhum auxílio destes para socorrer as famílias produtoras rurais.
O Presidente da Câmara, vereador Luiz Fernando Torres (Boca-PT), disse que esteve em reunião com ministra da Agricultura, semana passada, em Brasília-DF, e que foi informado que não há nenhum projeto nacional disponível neste momento para resolver a questão da crise hídrica em localidades interioranas e de produção agrícola.
A Secretária Michele informou que desde novembro de 2020 o município vem entregando água a localidades do interior, mas que a demanda subiu muito no verão, principalmente com a falta de chuva. e que, de acordo com a Farsul, o Estado deve sofrer pelo menos com queda de 8% do PIB devido a seca hídrica.
“A Seagropic estava com 2 caminhões fazendo a entrega (um deles era um caminhão tanque) com a água potável doada pela Corsan-e que passa por testes pela vigilância- e é entrega para consumo nas localidades do interior. Seguimos a entrega no feriado prolongado de Carnaval e montamos uma força tarefa em parceria com as Obras, Gabinete e Fazenda (na licitação de mais horas máquinas) e a partir desta semana ja estamos com 3 veículos entregando água, paliativamente. Mas, para sanarmos os problemas,vamos abrir mais poços e açudes em locais cadastrados, e precisamos do apoio da Câmara de vereadores, de recursos do Estado, da Federação também”, informou Michele.
De acordo com a Secretária, o Estado cadastrou Caçapava do Sul no Programa Avançar na Agricultura, contemplando o município com 12 açudes que serão feitos em convênio formalizado ao município, mas que a previsão, com todos os trâmites, é que isso só ocorre no próximo semestre, e que a demanda por água é urgente, imediata.
Participaram da reunião, além do Presidente, Luiz Fernando Torres (boca-PT), os vereadores Caio Casanova (PDT), Jussarete Vargas (PDT), Mariano Teixeira (PP), Mirella Biacchi (PDT), Patricia Castro (PL), Silvio Tondo (PP), Zilmar Araújo (PP).

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 03/03/2022