O Prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy e a Secretária de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes receberam os diretores da Unipampa José Rojas e Evelton Ferreira para tratarem da formalização de Termo de Cooperação entre a Unipampa e a Prefeitura de Caçapava do Sul visando o compartilhamento de informações de estudos específicos da entidade com a prefeitura ligadas, entre outros ao mapeamento geotécnico e ao potencial hídrico.
Dentro do material proposto há o estudo do potencial hídrico para água subterrânea do município que deve ter continuidade neste e em outros anos, mapeamento dos aquíferos, incluindo vazão esperada e áreas com contaminação. Sobre a crise hídrica a entidade propõe auxiliar a prefeitura e a Corsan a locar poços em áreas deficitárias, mapear superfície e subsuperfície com métodos geofísicos e geológicos, construir modelo 3D dos aquíferos em escala de município e em escala local, de distrito ou comunidade, estimar a profundidade do lençol freático e auxiliar na outorga dos poços.
Também dentro da proposta de trabalho está o mapeamento geotécnico; áreas de risco, áreas de proteção permanente; tipos de solo; mapeamento geológico: rochas e estruturas geológicas; mineralizações.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 19/01/2022