Caçapava do Sul busca selo Nacional que garantirá o comércio de produtos de origem animal para todo o país

Por William Brasil
Os auditores fiscais do Sisbi-POA estiveram nesta semana em Caçapava do Sul para fazerem a auditoria física no Serviço de Inspeção Municipal – SIM da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, para que o Município possa receber o aval do Projeto de Ampliação de Mercado de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA para ser um dos municípios cadastrados com selo de qualidade de venda de produtos de origem animal (carne, embutidos, mel, ovos entre outros) para todo o país.
O Projeto CONSIM, foi iniciado aproximadamente um ano, e selecionou 12 consórcios brasileiros para iniciar esse importante trabalho de padronização de ações no serviço federal de inspeção de produtos de origem animal. Entre os consórcios escolhidos encontra-se o Consórcio do Vale do Jacuí, o qual Caçapava do Sul faz parte, sendo o município um dos selecionados devido às políticas públicas da agroindústrias que vêm sendo implantadas.
O prefeito Giovani Amestoy visitou os auditores na Seagropic, que estavam sendo acompanhados pela Secretária Michele Mendes, e por Marcelo Cunha e Andre Evangelho, e lembrou os auditores Dienerson Bourscheid, Claudia Valéria Cordeiro de Sá e Julio Souza o esforço que a Seagropic e das agroindústrias de Caçapava para se credenciarem e conquistarem esse importante passo para o desenvolvimento econômico delas, podendo comercializar produtos para todo o país. Esta certificação permitará o município a atrair mais empresas, o que contribuirá na criação de novos postos de trabalho, de empresas o que gerará mais arrecadação ao município, além de qualificar o produto do pequeno e médio produtor.
O estabelecimento indicado pelo município foi o SL Frigorífico, que já tem o Serviço de Inspeção Municipal, está participando do projeto CONSIM o qual tem por objetivo a consolidação e harmonização dos serviços de inspeção sanitária em todo o Brasil, credenciando Caçapava no Pais como um dos poucos municípios com frigoríficos credenciados no SISBI-POA.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 01/10/2021